8ª edição acontece nos dias 16 e 17 de agosto

16/08/2022
Na abertura do evento haverá a entrega do documento “O início da década do saneamento – Uma agenda para a universalização”

O 8º Encontro Nacional das Águas (ENA) será realizado nos próximos dias 16 e 17 de agosto, das 8h às 19h, no Amcham Business Center, localizado na Rua da Paz, 1431, Chácara Santo Antônio, em São Paulo. As inscrições devem ser feitas no site https://abconsindcon.com.br/ena/. O evento é realizado pela Abcon/Sindcon e tem apoio institucional do portal Saneamento Básico. 

Na abertura do evento haverá a entrega do documento “O início da década do saneamento – Uma agenda para a universalização”, elaborado pelo Abcon/Sindcon, aos presidenciáveis e a apresentação de um novo estudo sobre o investimento necessário para a meta de universalização em 2033. 

Segundo a Abcon/Sindcon, o próximo presidente precisa mobilizar a sociedade para a Década do Saneamento, tendo como prioridade a universalização os serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto até 2033. 

Para o Brasil atingir as metas do Novo Marco do saneamento serão necessários cercam de R$ 1 trilhão em investimentos, que devem gerar 1,2 milhão de empregos diretos e indiretos apenas com as operações definidas em leilão para empresas privadas nos últimos dois anos. Outros pontos que serão debatidos no ENA são os desafios que o Brasil precisa superar do ponto de vista social no pós-pandemia, com o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles; o financiamento no setor será abordado por Daniela Marques, nova presidente da Caixa Econômica Federal, ao lado de Solange Vieira, diretora de crédito à infraestrutura do BNDES, e de Alfredo Carvalho, diretor de financiamento de projetos da secretaria nacional do saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional. Do mercado financeiro, participam Marcelo Girão (Itaú BBA) e Daniel Vaz (BTG). 

Um dos reflexos do pesado investimento no setor será a geração cada vez maior de efluentes (resíduos) e lodo, resultantes do tratamento de esgoto. Para isto, as empresas avançam na indústria do reuso para aproveitar esses recursos ao máximo, além de atender à agenda ESG. As empresas terão também que disponibilizar serviço de saneamento às zonas rurais e regiões pouco adensadas. O 8º ENA pode ser acompanhado em tempo real pelo YouTube da AbconSindcon https://www.youtube.com/c/ABCONSINDCONCanal