Águas de Penha inaugura primeira ETE

22/06/2024
A ETE Gravatá tem capacidade para tratar 12 litros de esgoto por segundo

A prefeitura e a Águas de Penha inauguraram, dia 13 de junho, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Gravatá, a primeira da história da cidade, que consolida a preocupação do município com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população. A obra é um marco histórico que trará benefícios para a população. A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades, representantes da comunidade e da empresa. A universalização do sistema no município prevê investimentos na ordem de R$ 116 milhões até 2033.

A ETE Gravatá tem capacidade para tratar 12 litros de esgoto por segundo, o equivalente a um milhão de litros por dia. A iniciativa é um avanço para a qualidade de vida da população e contribuirá para a despoluição dos rios e córregos, além de prevenir doenças e promover a saúde pública. A ETE tem capacidade inicial para atender 1.298 residências e marca o início da universalização do sistema de esgotamento sanitário em Penha.  O sistema, no entanto, estará sempre em condições de atender à demanda da população, com novas ligações sendo feitas à medida que novas casas forem construídas. "Trata-se da obra mais importante do município nos últimos anos", afirmou o prefeito Aquiles da Costa. "A ETE Gravatá é um sonho antigo da comunidade que se torna realidade hoje. Isso significa mais saúde, mais qualidade de vida e um futuro promissor para a nossa cidade", completou.

Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, comenta que a ETE Gravatá marca o início do projeto de universalização do sistema de tratamento de esgoto no município. "Nossa meta é coletar o esgoto de todas as residências de Penha, o que significa compartilhar prosperidade e promover a saúde da população, como comprovam diversos estudos". A presidente reforça o compromisso da concessionária com o desenvolvimento de Penha, garantindo a coleta e o tratamento eficientes do esgoto. A Águas de Penha iniciará em breve a notificação dos clientes sobre a disponibilidade da conexão e dos serviços de tratamento de esgoto. A empresa pede que a população não se conecte ao sistema sem autorização prévia, pois isso pode comprometer o funcionamento da rede. A conexão deve ser feita com a orientação de um profissional da concessionária.

 

Tags