A Bayer firmou acordo definitivo de venda do negócio da Environmental Science Professional (Saúde Ambiental), no valor de US$ 2,6 bilhões, para a Cinven. “Este desinvestimento representa um preço de compra muito atraente e nos permite focar em nosso negócio agrícola principal e na implementação bem-sucedida de nossa estratégia de crescimento da Divisão Crop Science”, disse Rodrigo Santos, membro do Conselho de Administração da Bayer AG e presidente da Divisão Crop Science.
A Environmental Science Professional é uma divisão focada na oferta de soluções ambientais para o controle de pragas, doenças e plantas daninhas em áreas não-agrícolas, como controle de vetores, manejo profissional de pragas, manejo de vegetação, silvicultura, gramados e ornamentais. Em 2021, Environmental Science Professional contava com 800 funcionários e tinha operações em mais de 100 países, com sede em Cary, Carolina do Norte, Estados Unidos. “Impulsionada por uma crença compartilhada em pessoas e propósitos, a Cinven permitirá que o negócio de Saúde Ambiental avance em direção à sua visão de ambientes saudáveis para todos, em todos os lugares. Estamos convencidos do foco da Cinven e seu compromisso com o potencial de crescimento de longo prazo tanto para o negócio quanto para a equipe”, afirmou Santos. A transação deverá ser concluída no segundo semestre deste ano, sujeita ao cumprimento das condições habituais de fechamento. A receita da venda será utilizada para reduzir a dívida financeira líquida da Bayer.
“O negócio de Saúde Ambiental da Bayer é líder global em um setor altamente atraente e crítico. Agradecemos à Bayer pela confiança que depositaram na Cinven e planejamos construir sobre as bases sólidas já estabelecidas, investindo significativamente nesse negócio”, disse Pontus Pettersson, sócio e head da área industrial da Cinven. “Com a aquisição, a Cinven estará bem posicionada para continuar a impulsionar a inovação e acelerar o crescimento da Environmental Science Professional, incluindo a entrega de soluções digitais e habilitadas para dados, além de tornar o negócio mais ágil na resposta às necessidades únicas de seus mercados e clientes”. O BofA Securities atuou como consultor financeiro da Bayer, enquanto Hengeler Mueller atuou como consultor jurídico.