Casa dos Ventos e RIMA assinam contrato de R$ 1 bilhão por 15 anos
A Casa dos Ventos firmou parceria com a RIMA Industrial, empresa de produção e comercialização de ligas à base de silício e magnésio no Brasil, por meio de um novo contrato para fornecimento de energia renovável. Com duração de 15 anos e investimento de mais de R$ 1 bilhão, a operação garante o provimento de energia eólica à RIMA a partir de 2026. “Somos aliados da RIMA em sua jornada de descarbonização oferecendo soluções sustentáveis. Esse segundo acordo fortalece a nossa parceria e evidencia o engajamento do nosso parceiro no cumprimento de suas metas de sustentabilidade”, comenta Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos.
A RIMA integra o movimento de descarbonização da indústria brasileira para reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa com a utilização de energias renováveis. Além do aspecto sustentável, esse modelo de parceria de longo prazo oferece competitividade e previsibilidade orçamentária para as empresas e agrega maior valor aos produtos ofertados em outras geografias. Na RIMA, a energia gerada pelo Complexo Eólico Serra do Tigre em conjunto com o Complexo Eólico Rio do Vento atenderá 100% da necessidade de energia elétrica da unidade industrial Várzea da Palma (MG), unidade do grupo responsável pela produção de ligas a base de silício usadas nas indústrias de fundição e siderurgia, com clientes no Brasil e exterior. “A parceria firmada com a Casa dos Ventos reitera o compromisso da nossa organização com o desenvolvimento sustentável, promovendo a transição energética e contribuindo para um modelo econômico de baixo carbono, com especial atenção para as emissões relacionadas ao consumo de energia.
O fornecimento de energia será proveniente do Complexo Eólico Serra do Tigre, um dos maiores projetos eólicos atualmente em construção no Brasil. Em fase avançada de obras, o projeto terá 756 MW de capacidade instalada e evitará anualmente a emissão de mais de 1.2 milhão de tonelada de CO2e na atmosfera. Serra do Tigre é o terceiro complexo de geração de energia que a Casa dos Ventos vai operar no Rio Grande do Norte, totalizando mais de 2GW de ativos no estado potiguar. “Como o terceiro maior consumidor de energia elétrica em Minas Gerais e o décimo quinto no Brasil, acreditamos que a busca por fontes de energia renovável nos coloca na vanguarda do setor. Essa posição destaca nosso compromisso com a adoção de energias limpas e com a promoção de uma economia sustentável e ambientalmente responsável”, afirma Alexandre Amaral Carlos de Almeida – Diretor de Energia e Mineração do Grupo RIMA.