Casa dos Ventos obtém certificação “Diamond” para emissão

06/07/2024
A conquista foi alcançada para a primeira etapa do Complexo Eólico Rio do Vento, com capacidade instalada de 504 MWm (aprox. 362 GWh)

A Casa dos Ventos é a primeira geradora da América Latina a obter a certificação “diamond” para emissão de créditos de carbono do Global Carbon Council (GCC). A conquista foi alcançada para a primeira etapa do Complexo Eólico Rio do Vento, com capacidade instalada de 504 MWm. Somando suas duas fases, o complexo é um dos maiores do mundo, totalizando 1.038 MW. O parque é o maior projeto, em termos de geração de créditos de carbono, atestado pela GCC. O selo permite à Casa dos Ventos expandir seu portfólio de soluções sustentáveis e impulsionar a comercialização de créditos de carbono. “A certificação concedida ao Rio do Vento amplia nossa oferta de soluções para apoiar nossos parceiros nas diversas fases de sua transição energética”, explica Lucas Araripe, diretor-executivo da empresa.

A certificação concedida ao Rio do Vento pelo Global Carbon Council é um processo que valida e verifica ativos e suas contribuições para a redução de emissões de gases de efeito estufa para que possam gerar créditos de carbono. O selo da GCC assegura que os projetos estão em conformidade com padrões internacionais rigorosos e contribuem para a mitigação das mudanças climáticas.

O projeto contribui também com seis dos 17 ODS da ONU, contendo assim o selo Diamond junto ao GCC, que é considerado o mais alto da certificadora. O Brasil possui o mercado voluntário de carbono, em que as empresas optam por adquirir créditos para compensar e/ou remover suas emissões de gases de efeito estufa. Segundo dados da McKinsey, a comercialização desse tipo de produto pode movimentar globalmente US$ 50 bilhões até 2030. A consultoria também destaca o potencial do Brasil para se tornar uma das maiores nações do mundo nesse segmento, com uma capacidade de viabilizar 15% da oferta global total desses créditos.