Cerca de 80% da água usada pela indústria tem destino inadequado
É celebrado hoje, 22 de maio, o Dia Internacional da Biodiversidade é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que busca trazer debates sobre a importância de preservar a vida no planeta. A data é uma oportunidade também que a indústria repense sobre práticas sustentáveis, diante de um cenário preocupante - segundo relatório da própria ONU, cerca de 80% da água utilizada por fábricas e centros industriais no mundo é despejada no meio ambiente sem qualquer tratamento.
O descarte incorreto é uma ameaça ao ecossistema marinho e afeta diretamente a vida de plantas e animais. Segundo número da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), 60% da água utilizada pela indústria brasileira é descartada sem passar por nenhum tipo de tratamento. A água residual lançada de forma inadequada no meio ambiente é global e também atinge o Brasil, embora em proporções um pouco menores.
Quando essa água contaminada chega aos ambientes marinhos, desequilibra o ecossistema local, afetando diretamente plantas, animais e, indiretamente, à saúde humana. Além disso, dependendo dos componentes utilizados, o problema se estende também à atmosfera, com a liberação de gases tóxicos. Ou seja, o descarte inadequado compromete o meio ambiente de várias maneiras.
A indústria responde por 1/3 do consumo mundial de água e energia, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Dessa forma, também responde por boa parte da poluição global. Ao mesmo tempo, as atividades industriais são fundamentais para o desenvolvimento econômico. No Brasil, por exemplo, a exportação de produtos industrializados movimentou US$ 181 bilhões em 2024. Diante disso, é essencial que a indústria avance com responsabilidade ambiental e com decisões conscientes sobre processos, tecnologias e atitudes empresariais, além de investir em tratamento adequado de resíduos e reforçar o compromisso com o meio ambiente para a eficiência produtiva.