Mackenzie desenvolve trabalho inédito em hidrogênio verde

21/01/2025
Projeto inédito, com apoio da Fapesp, tem como foco em hidrogênio verde e baterias de sódio.

O Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe) e o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) receberam apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para o desenvolvimento de um projeto inédito, como foco em hidrogênio verde e baterias de sódio. Com a aprovação do projeto na modalidade Jovem Pesquisador, o trabalho é voltado para a crescente e estratégica área da eletrocatálise para produção de hidrogênio verde (H2V) por water-splitting, promovida por materiais de alta entropia (HEMs – high-entropy materials), mais especificamente compostos de coordenação de alta entropia e seus derivados, que também serão usados como cátodos de baterias de íon-sódio.

O projeto será conduzido pelo pesquisador Josué Gonçalves, um dos jovens pesquisadores mais influentes na área de armazenamento de energia. O diretor do MackGraphe, Benedito Aguiar, explica que a escolha pelo pesquisador ocorreu devido às suas contribuições no ano de 2023, e pelo fato de se encontrar entre os 2% mais influentes do mundo em suas áreas. “De acordo com a lista de 2024 elaborada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e pelo repositório de dados Elsevier, a indicação é justíssima”. O diretor ainda agradeceu à Fapesp pelo apoio constante ao centro de pesquisa mackenzista.

A modalidade Jovem pesquisador tem como objetivo apoiar projetos de pesquisas cientificamente sólidos, de excelente qualidade, e estimular a atração de talentos, em condições competitivas internacionalmente, dentre jovens pesquisadores com experiência internacional demonstrada em pesquisa após a conclusão do Doutorado e que se encontrem ainda em fase de afirmação profissional no estado de São Paulo.