Projeto didático sobre acesso e consumo de água

03/03/2023
A proposta tem como objetivo promover a reflexão sobre os benefícios do uso eficiente dos recursos hídricos.

Educadores e alunos do Ensino Fundamental I de 10 cidades brasileiras recebem, a partir de março, o projeto Histórias Contadas, que através da escrita, leitura de cartas e desenhos reúne informação e conscientização sobre o acesso e o consumo da água nos mais variados segmentos. A proposta tem como objetivo promover a reflexão sobre os benefícios do uso eficiente dos recursos hídricos, do saneamento e sua importância para a agricultura e para a saúde, entre outros. O projeto tem o apoio da Amanco Wavin, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A primeira oficina pedagógica será realizada na cidade de Vespasiano (MG). Também participam do Histórias Contadas os municípios de: Anápolis (GO), Jaboatão dos Guararapes (PE), Joinville (SC), Ribeirão das Neves (MG), São Bernardo do Campo (SP), São Francisco do Sul (SC), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Sumaré (SP) e Vespasiano (MG).

Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) mostram que a demanda por uso de água no Brasil deve aumentar em 30% até 2030. Para o coordenador do projeto Histórias Contadas, Allan de Amorim, o debate sobre o uso racional deste bem natural deve passar pela educação: “sabemos que pesquisadores, órgãos públicos e empresas estão se movimentando para encontrar soluções que evitem o desperdício de água”. Glaucia Faria, gerente de Sustentabilidade da Amanco Wavin, lembra que faz parte do propósito da empresa apoiar ações voltadas para a educação ambiental e conscientização acerca da temática da água – “é preciso educar e conscientizar as novas gerações sobre a relevância e o uso consciente da água”.