RCF Cerrado viabiliza produção de soja livre de desmatamento

16/10/2024
O fundo catalítico ofereceu linhas de crédito a 122 fazendas aptas a participar do programa segundo critérios ambientais, e que se comprometeram à conservar 43.345 hectares de vegetação nativa

Com o apoio dos bancos Santander, Rabobank e o fundo de impacto AGRI3, os supermercados britânicos Tesco, Sainsbury's e Waitrose viabilizaram por meio do programa RCF Cerrado a produção de mais de 180.221 toneladas de soja livre de desmatamento e conversão para a safra 2023/2024. O programa está em seu segundo ano de operação e teve um crescimento quatro vezes superior na comparação com o ano inaugural.

O RCF Cerrado recebeu investimento de mais de US$ 47 bilhões via uma estrutura inovadora de blended finance. O fundo catalítico ofereceu linhas de crédito a 122 fazendas aptas a participar do programa segundo critérios ambientais, e que se comprometeram à conservar 43.345 hectares de vegetação nativa em suas áreas, sendo 11.346 hectares além do exigido por lei (cerca de 10% da área total, o dobro da meta inicial). A área total de vegetação nativa protegida pelo programa conservou um estoque de 18,2 milhões de toneladas de carbono, aproximadamente 4% das emissões totais no Cerrado em 2022 (SEEG). Ao viabilizar a produção de soja livre de desmatamento e conversão, o RCF e seus investidores promovem a proteção da vegetação nativa do Cerrado, fomentam o mercado de commodities agrícolas responsáveis e abrem as porteiras para modelos de investimentos em CRA Verde no Brasil. O impacto do segundo ano do Programa RCF Cerrado foi calculado, verificado de forma independente e divulgado no Relatório Anual 2023-2024.