Saint-Gobain aplica manta asfáltica sustentável em projeto-piloto

05/12/2024
O projeto-piloto ocorreu graças à parceria entre a Saint-Gobain Canalização, controladora da PAM e fabricante de tubos e acessórios de ferro fundido dúctil, e a ENOPS Engenharia

Para auxiliar em uma das principais reclamações dos municípios, a PAM Serviços apresenta o American Road Patch (ARP), que consiste em um tapete autocolante que utiliza uma grade de fibra de vidro de alta resistência em sua composição, formando uma vedação impenetrável com as outras camadas. O projeto-piloto ocorreu graças à parceria entre a Saint-Gobain Canalização, controladora da PAM e fabricante de tubos e acessórios de ferro fundido dúctil, e a ENOPS Engenharia, com homologação de uso por parte da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), permitindo a utilização do produto para recomposição de pavimento permanente em algumas vias da cidade de São Paulo.

Após a aplicação do American Road Patch, houve uma redução de 18,6% no custo de implantação por m² e aumento na produtividade, passando de 300m² para 600m²/mês de recomposição, o que representa o dobro de intervenções solucionadas no mês. “As concessionárias de serviços de saneamento enfrentam dificuldades causadas por diversos fatores, como a necessidade de escalar equipes distintas para a realização do serviço principal e para a reposição do pavimento, problemas na aquisição e aplicação do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), complicações nos contratos de licitação, entre outros. Já a aplicação do ARP, além de ser simples, é durável e oferece longevidade incomparável”, explica Pedro Taves, diretor Comercial e de Marketing da Saint-Gobain Canalização. O ARP é uma solução prática, rápida, segura e executada após a conclusão da intervenção. A solução não necessita de uma equipe especializada da concessionária para recomposição, nem grandes equipamentos. O produto se integra à via formando uma vedação à prova d’água, o que prolonga a vida útil das correções. Outro ponto favorável é a regularidade da repavimentação, pois a manta pode ser recortada com um simples estilete, garantindo uma intervenção mínima e a otimização do material.

O American Road Patch pode ser aplicado para reparos de buracos, selagem de rachaduras e juntas, cortes utilitários de vedação, entorno de bueiros, recomposição definitiva de vias e fixação de juntas de ponte irregulares. “Além de todas as vantagens do ARP, outra característica fundamental é a abordagem ambiental e sustentável, pois não gera resíduos e utiliza material de fresa reciclável para o preenchimento”, conclui Taves.