Santander capta US$ 250 milhões em emissão internacional

30/06/2024
O Santander vai utilizar os recursos para apoiar seu programa de microcrédito, o Prospera

O Santander Brasil emitiu pela primeira vez um Social Bond no mercado internacional e conseguiu captar US$ 250 milhões (cerca de R$ 1,3 bilhão). A International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, foi o investidor exclusivo da operação. Trata-se do primeiro Social Bond em dólar a receber investimento da IFC no Brasil. O Santander vai utilizar os recursos para apoiar seu programa de microcrédito, o Prospera, além de financiar pequenas e médias empresas das regiões Norte e Nordeste do País.

A operação tem ainda o respaldo do Framework Global de Finanças Sustentáveis do Grupo Santander, documento que define as diretrizes para a emissão de títulos verdes, sociais e sustentáveis, o que reforça o compromisso da estratégia ESG do Banco. “Ao apoiarmos as PMEs localizadas no Norte e Nordeste e o microcrédito, estamos contribuindo para o desenvolvimento de pessoas e de negócios nas áreas que mais precisam de suporte”, afirma Gabriela Bertol, Head de Sustentabilidade do Santander Brasil, área responsável pelos temas de ESG da instituição. A emissão do primeiro Social Bond pelo Santander no Brasil é parte da estratégia global de finanças sustentáveis do Grupo. 

O Santander tem uma atuação consolidada nos temas de ESG, com histórico de pioneirismo e liderança em temas como o microcrédito produtivo e orientado. Além dos compromissos sustentáveis, como o fomento à adoção de fontes energias renováveis e análise de riscos socioambientais. A instituição apoia também os objetivos do Acordo de Paris e aderiu ao Compromisso NetZero – meta para zerar a emissão de carbono da instituição e da carteira de clientes até 2050. “Esperamos que esse Social Bond do Santander estimule outras instituições financeiras na promoção de um ambiente mais inclusivo”, afirma Vittorio Di Bello, Diretor da IFC para o Grupo de Instituições Financeiras. “Fomentar o setor de micro, pequenas e médias empresas brasileiras é fundamental para o crescimento sustentável do país”, acrescenta.