Amanco Wavin e TNC fazem parceria

20/09/2021
A Amanco Wavin instalará fossas sépticas biodigestoras para os moradores das propriedades rurais participantes do programa.

A Amanco Wavin é a mais nova parceira da The Nature Conservancy (TNC), organização não governamental que trabalha em escala global para a preservação do meio ambiente. A parceria visa avançar em soluções para a segurança hídrica de zonas rurais prioritárias para a conservação da água na bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, entre os municípios de Jacareí e São José dos Campos (SP), por meio do Fundos de Água em São Paulo, projeto que reúne esforços principalmente em soluções baseadas na natureza, saneamento rural e governança da água para a manutenção e o incremento da segurança hídrica. 

A Amanco Wavin instalará fossas sépticas biodigestoras - que garantem o descarte seguro do esgoto e preservam os lençóis freáticos – e, desta forma, contribuir com a melhor qualidade de vida dos moradores das propriedades rurais participantes do programa. Melhorar o saneamento rural é uma ação-chave para beneficiar tanto o meio ambiente quanto a saúde das pessoas. 

Com o intuito de construir ambientes mais saudáveis e sustentáveis, a Amanco Wavin destina seus esforços à democratização do saneamento básico. "A vontade de resolver problemas sociais e a atitude de buscar soluções sustentáveis e inovadoras que desenvolvam as comunidades estão extremamente ligadas a nosso propósito. A parceria com a TNC é de grande valor pois, por meio dela, poderemos mudar a realidade de diversas pessoas, melhorando sua qualidade de vida e preservando a natureza do entorno em que vivem", comenta Gláucia Faria, Coordenadora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Amanco Wavin. 

Samuel Barrêto, Gerente de Água da TNC Brasil, explica que o engajamento do setor privado é necessário em ações coletivas para a gestão e recuperação das bacias hidrográficas, além de ser parte importante para reduzir os riscos hídricos. “Ninguém sozinho, seja governo, empresas ou sociedade civil, dará conta do desafio hídrico pela sua complexidade. É preciso unir esforços para recuperar a saúde das bacias hidrográficas, criar medidas de adaptação às mudanças climáticas cujos eventos extremos estão ficando mais intensos e frequentes”, diz Barrêto. O gerente da TNC conclui que assim todos terão mais sucesso em proteger os sistemas naturais e a população mais vulnerável no ambiente rural, ampliar os usos múltiplos e proteger a economia, uma vez que a água afeta a todos nós.