BRK coleta mais de 12 mil litros de óleo usado e evita descarte irregular
A concessionária BRK coletou mais de 12,2 mil litros de óleo de cozinha usado em 2024, por meio do programa Olho Vivo. A iniciativa evitou que o resíduo fosse descartado incorretamente nas redes de esgoto nos municípios paulistas de Limeira, Porto Ferreira, Rio Claro, Sumaré, no interior do estado, e em Mauá, na Região Metropolitana de São Paulo, atendidos por serviços da concessionária. “Fazer a destinação correta do óleo de cozinha usado é uma ação urgente, já que impacta diretamente no funcionamento regular do sistema de esgotamento sanitário. O programa implementado nos municípios paulistas contribui para manter a eficiência das redes de esgoto, preservar o ecossistema de córregos e rios, e impulsionar a economia circular”, afirma Carlos Almiro, diretor de sustentabilidade da BRK.
A coleta do óleo de cozinha usado é feita em parceria com empresas locais especializadas, por meio de pontos localizados em escolas das redes pública e privada de ensino, em pontos comerciais, associações de classe e nas próprias lojas de atendimento e estações operacionais da BRK. Todo o resíduo arrecadado é destinado à reciclagem, promovendo sua utilização como matéria-prima em indústrias regionais, como na produção de tintas, produtos de limpeza e até biodiesel. Segundo números da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Brasil consome cerca de três bilhões de litros anuais de óleo e, de cada quatro litros consumidos, um é descartado de forma incorreta. Isso representa 700 milhões de litros ao ano despejados de forma irregular.
A rede coletora de esgoto transporta o efluente dos imóveis dos clientes para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) para ser tratado e, depois, devolvido limpo ao meio ambiente. Ao despejar o óleo incorretamente no sistema de esgoto, por meio de ralos, pias e vaso sanitário, o resíduo se solidifica com o tempo e se transforma em placas que acabam obstruindo as tubulações e causando extravasamentos de esgoto. A BRK estimula a educação ambiental nas comunidades em que atua, por meio de palestras em escolas que são pontos de coleta de óleo usado. Dessa forma, a empresa ajuda a disseminar informações sobre a importância dos serviços de esgoto e a correta destinação do óleo de cozinha. “O trabalho conjunto da concessionária com as escolas é essencial para disseminar a conscientização ambiental entre os estudantes e suas famílias. Essa iniciativa reforça a importância de pequenas ações que geram grande impacto na preservação dos recursos hídricos e na qualidade de vida da população”, diz Carlos Almiro.
Em 2024, mais de 200 palestras educativas foram ministradas em escolas das redes pública e privada de ensino nas cidades em que o programa Olho Vivo está presente, reunindo cerca de 16 mil participantes. Em 2025, o programa Olho Vivo também será implantado em Santa Gertrudes, município do interior paulista. A primeira atividade está programada para esse mês de abril, e a expectativa é que o programa alcance mais de 900 alunos da cidade durante o ano.