IFAT Munique 2024 tem 55% mais expositores estrangeiros
Cerca de 142 mil visitantes, vindos de quase 170 países, compareceram no Centro de Exposições de Munique entre os dias 13 e 17 de maio para participar da IFAT Munique 2024.
A feira comercial para gestão de água, esgoto, resíduos e matérias-primas registrou um aumento acima de 50% entre os visitantes internacionais e, portanto, mais elevada do que nunca. O número de expositores internacionais também atingiu um novo recorde: 55% dos 3.211 expositores eram internacionais. Empresas de um total de 61 países e regiões participaram da feira. Em seus 300 mil m² de espaço, a IFAT Munique 2024 foi também a maior desde sua criação. “O IFAT Munique encoraja-nos e dá-nos força para o futuro”, afirma Stefan Rummel, CEO da Messe München. “Os desafios do nosso tempo, como a crise climática ou a escassez de matérias-primas, só podem ser resolvidos com tecnologia. Quer se trate da transformação dos municípios para uma maior resiliência climática ou da indústria para uma economia mais circular: a IFAT Munique é o evento que apresenta soluções para o nosso futuro. Estou muito satisfeito que a IFAT Munique tenha recebido mais atenção do que nunca este ano, da política e dos negócios, às associações e empresas”. Para o Presidente do Conselho Consultivo da IFAT Munique, Dr. Johannes F. Kirchhoff, o evento de 2024 foi “um destaque absoluto. “Estou muito impressionado com a variedade de tecnologias e inovações que foram apresentadas aqui. O setor da tecnologia ambiental é, sem dúvida, uma das indústrias mais inovadoras do momento – isto foi claramente demonstrado aqui na IFAT Munique”.
Como o mundo pode adaptar-se às alterações climáticas e proteger ativamente o ambiente estiveram no foco dos temas abordados pela IFAT 2024. A economia circular, por exemplo, esteve no centro das discussões, ela pode ajudar a reduzir eficazmente o consumo de matérias-primas (primárias) que precisam de ser utilizadas. “Num mundo cada vez mais tecnológico e com produtos cada vez mais complexos, a economia circular enfrenta imensos desafios. Na IFAT, podemos discutir estas questões com clientes, parceiros e novos contatos e trabalhar em soluções em conjunto”, afirma Thomas Conzendorf, membro do Conselho de Administração da Remondis. “O IFAT é um fórum importante para nós como grupo porque combina os tópicos e questões relevantes das indústrias de água e reciclagem da forma mais eficiente”. Quando se trata de lidar com chuvas intensas e inundações, calor extremo e escassez de água, soluções tecnológicas eficazes têm um papel especial no caminho para uma melhor resiliência climática das comunidades. “O IFAT Munique 2024 foi mais uma vez uma plataforma muito boa para o intercâmbio mútuo e para o avanço do desenvolvimento em vários setores. A gestão da água e das águas residuais, as indústrias de resíduos e de reciclagem são muito importantes para promover a economia circular e a resiliência climática. Água, energia, meio ambiente e clima estão entre as questões mais importantes do nosso tempo”, afirma Rainer Köhler, CEO da Huber SE. “Minha impressão pessoal da IFAT deste ano é muito positiva: em nosso estande na Huber tivemos muitos visitantes interessados de nossas áreas relevantes: operadores de estações de tratamento de águas residuais, operadores de estações de tratamento de esgoto, planejadores, escritórios de engenharia, representantes de autoridades locais e da indústria e muitos mais da Alemanha e do exterior”.
No tocante às tecnologias ambientais, é patente oaumento do número de expositores internacionais. “A China foi o terceiro país com mais expositores nesta edição, com uma forte participação. O país também está entre os dez primeiros em número de visitantes”, explica Philipp Eisenmann, Diretor de Exposições da IFAT Munique: “Também vimos um forte crescimento no número de visitantes dos EUA, Austrália, Índia, Japão e Coreia do Sul. As tecnologias e soluções ambientais são um mercado em crescimento em todo o mundo e a IFAT Munique é a sua plataforma”. A próxima IFAT Munique será realizada no centro de exposições de Munique de 4 a 8 de maio de 2026.