Plastic Bank retoma projeto para aumentar material reciclado
A fintech social canadense Plastic Bank anunciou a retomada do ecossistema de coleta do Litoral Norte de São Paulo. Com base no município de Bertioga, no ponto de coleta administrado pela cooperativa Transfor.Mar, o ponto recolheu, nos primeiros vinte dias da nova operação, mais de 30 toneladas de plástico, o equivalente a cerca de 1,5 milhão de garrafas PET. A expectativa é que aproximadamente 60 toneladas de material sejam triadas mensalmente.
O objetivo do ponto de coleta é aumentar o volume de plástico reciclado, além de oferecer uma bonificação por quilo de material vendido aos coletores. Todo o material coletado é processado e transformado em ‘Plástico Social’, para reutilização em produtos e embalagens. As transações são registradas em uma plataforma segura baseada em blockchain, garantindo rastreabilidade e relatórios auditáveis. “A parceria com a Tansfor.Mar no Litoral Norte de São Paulo é um passo significativo na nossa missão de transformar a reciclagem numa ferramenta de redução de pobreza. Estamos não apenas ampliando o impacto ambiental positivo, mas também oferecendo uma importante fonte adicional de renda para comunidades locais, pelas bonificações”, disse Ricardo Araújo, diretor de parcerias estratégicas da Plastic Bank.
A cooperativa Transfor.Mar é liderada por três mulheres: a presidente Rhariane Ornela, a diretora-secretária Gabriela Maiolo e a diretora-tesoureira Valdcelia Santana. Para Rhariane, a integração com o ecossistema da Plastic Bank é uma oportunidade de fortalecer a sustentabilidade financeira da cooperativa, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento socioeconômico da comunidade local. “A parceria com a Plastic Bank representa um marco para nossa cooperativa. Com a bonificação por quilo de plástico coletado, não apenas conseguimos melhorar a renda dos nossos membros, mas também contribuímos significativamente para a preservação ambiental. Essa iniciativa nos permite expandir nossa atuação e solidificar nosso compromisso com a sustentabilidade”.