Vale e Ambipar instalam coletores de embalagens recicláveis
A Vale começou a instalação de máquinas para coleta de embalagens recicláveis na Grande Vitória – as primeiras no Parque Costeiro, na Praia de Camburi, em Vitória (ES), e supermercados. Os equipamentos irão coletar embalagens de garrafas plásticas, alumínio, aço, longa vida e vidro, que geram pontos que poderão ser trocados por desconto em crédito em telefonia, delivery de alimentação, entre outros. A iniciativa incentiva o descarte correto e todo o material será doado para associações de catadores, que venderão o plástico para ser utilizado como controle ambiental nas operações da Vale no Espírito Santo. O projeto tem como parceiro técnico a Ambipar. “Acreditamos que iniciativas como essa ajudam a sensibilizar as pessoas para o descarte correto de resíduos e a transformar a relação com o meio ambiente”, diz Sérgio Costa, gerente de Sustentabilidade da Vale.
Para Felipe Cury, Head de pós-consumo da Ambipar, a parceria com a Vale vai ajudar a promover no Espírito Santo a conscientização ambiental, enfatizando a importância do descarte adequado das embalagens pós-consumo, tão consumidas diariamente, para que elas possam ser recicladas e reinseridas no processo produtivo. “As máquinas, além de contribuírem para a logística reversa das embalagens, ainda geram benefícios aos participantes”, explica. O Supressor Sustentável a base de plástico PET é fruto de 10 anos de pesquisa da Vale em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O plástico passa por um processo de reciclagem química que o transforma em resina, para ser aplicada em pilhas de minério de ferro e carvão, formando uma película protetora que evita a emissão de poeira. Este processo químico torna este supressor 100% biodegradável e não tóxico. O supressor de poeira é um controle ambiental comumente usado nas operações da empresa e pode ser feito de várias matérias-primas, como glicerina, mas a produção a partir da reciclagem do plástico é inédita e patenteada pela Vale e pela Ufes. Em junho deste ano foi inaugurada a primeira fábrica de supressor de poeira à base de plástico PET, em Cariacica. Desde então, cerca de 4 milhões de garrafas PET foram retiradas do meio ambiente.
O material recolhido irá para associações de catadores que fazem parte da Rede de Economia Solidária dos Catadores Unidos do Espírito Santo (Reunes). A maior parte do plástico utilizado para fazer o Supressor Sustentável é comprada das associações de catadores de materiais reciclável da Grande Vitória. Como forma de colaborar com o fortalecimento dessas associações, nos últimos três anos a Vale tem realizado ações para melhorar a estrutura física, a gestão e a comercialização do material, além de incentivar a coleta seletiva em condomínios e empresas. Ao todo, 580 pessoas, entre catadores e seus familiares, já foram beneficiadas pelas ações, realizadas com 11 associações em seis municípios do Espírito Santo. Além das máquinas que serão instaladas este ano, mais de 150 novos pontos de coleta seletiva foram instalados em condomínios e empresas.
Para usar as máquinas de reciclagem, os usuários deve realizar cadastro no site triciclo.eco.br ou aplicativo Triciclo. Após isto, é necessário ir até um ponto de coleta onde a embalagem será depositada a depender do tipo de material. Cada tipo de objeto reciclado tem seu valor e a máquina indicará o saldo após a coleta. O usuário poderá trocar os pontos por descontos em serviços , que são indicados na máquina.