100% de energia limpa até 2030

22/03/2022
A iniciativa prevê a construção de duas usinas solares, uma delas com sistema de armazenamento para utilização à noite.

"Até 2030, não haverá mais carro à combustão em Fernando de Noronha e toda a matriz energética do arquipélago está sendo substituída para que possamos ter 100% de energia limpa na região", declarou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, durante o lançamento do Projeto Trilha Verde, conduzido pela Neoenergia, que oficializou a inserção de 18 veículos elétricos para uso nas principais atividades econômicas da ilha. A iniciativa prevê ainda a construção de mais duas usinas solares, uma delas com sistema de armazenamento para utilização à noite, para suprir a necessidade da frota. 

No projeto, a Neoenergia conta com outros parceiros, como o CPqD, responsável pela execução de atividades técnicas, desenvolvimento de software, estudos estratégicos, entre outras ações, o IATI, responsável por estudos, atividades e análises ambientais e socioeconômicas, e a UFPE, responsável pela análise e modelagem de negócios. Os quatro buggies elétricos para atividades de turismo serão fornecidos pela eiON, seis eletropostos serão fornecidos pela Incharge e a Renault cederá seis veículos leves, além de quatro adquiridos pela Neoenergia, capacitando também profissionais locais para realizar manutenções nos carros. As ações estão em alinhamento com o Programa Carbono Zero, do Governo de Pernambuco.

Até o final de 2023, os veículos elétricos e os recursos energéticos utilizados no projeto serão analisados. As informações coletadas serão submetidas a avaliações de viabilidade dos modelos de negócios e, posteriormente, confeccionado um mapa orientativo para futuras ações relacionadas à mobilidade elétrica em Fernando de Noronha. Nesse sentido, o Trilha Verde também beneficiará empreendedores locais e o poder público. A Lei Estadual 16.810/20 proíbe a entrada na ilha de veículos a combustão a partir de agosto de 2023 e, a partir de 2030, será vedada a circulação de carros movidos a gasolina, diesel e etanol.

Os 12 novos ecopostos previstos no projeto serão instalados em pontos estratégicos da ilha e disponibilizados para todos os carros elétricos do arquipélago. Serão oito pontos de recarga com potência de 22 kW, que possibilitam uma recarga mais rápida, e outros dois com potência de 7,4 kW. As duas últimas unidades terão suporte a V2G (vehicle-to-grid), que possui um fluxo bidirecional, ou seja, o veículo pode utilizar a estação para recarga ou para “devolver” a energia não utilizada, como em eventuais períodos de alta demanda da rede.

O abastecimento desses postos será realizado totalmente com energia limpa, fornecida pela geração fotovoltaica das duas novas usinas solares. A potência instalada total das plantas será de 100 kWp (quilowatt-pico) e a primeira delas está prevista para ser iniciada neste mês de março. Essa capacidade é aproximadamente três vezes maior do que a necessidade inicial do projeto. O excedente será injetado na rede de distribuição, ampliando o uso de uma fonte renovável pelos consumidores de Noronha.

Para permitir o uso de energia limpa mesmo nos momentos em que não houver geração solar suficiente, será implantado também um sistema de armazenamento de energia com potência de 100 kW/200 kWh. A WEG será parceira para o fornecimento dos painéis fotovoltaicos, a construção das plantas solares, a instalação das baterias e quatro eletropostos.

Tags