6ª edição do Fórum Novo Saneamento supera expectativas
A 6ª edição do Fórum Novo Saneamento aconteceu nos dias 12 e 13 de agosto em São Paulo e reuniu mais de 300 especialistas, executivos e gestores públicos que debateram o cumprimento das metas de universalização dos serviços de água e esgoto até 2033. Realizado pela Hiria NürnbergMesse e LMDM, com correalização da B3, o encontro reuniu representantes do poder público, da iniciativa privada, de agências reguladoras, investidores e operadores. A edição de 2025 contou com o patrocínio de Vernalha Pereira, SEEL Engenharia, FESP, Manesco, EMBASA, SANEARES, BNDES e Caixa Econômica Federal, além de outros parceiros estratégicos.
Durante os dois dias de evento o público discutiu questões cruciais sobre os impactos da reformam tributária; o papel e fortalecimento das agências reguladoras; a sustentabilidade das tarifas sociais; desafios e oportunidades para investidores e as perspectivas para resíduos sólidos, drenagem urbana e inovação tecnológica. Temas como sustentabilidade financeira e ambiental com especial foco nas consequências das mudanças climáticas foram transversais em grande parte das apresentações.
Outro destaque da 6ª edição foi a ampla diversidade de participantes, que superou as expectativas e fez com o que o evento rompesse a bolha tradicional dos profissionais que costumam frequentar fóruns do setor, atraindo novos públicos e vozes, de diferentes regiões, áreas de atuação e perspectivas, enriquecendo as discussões e trazendo olhares complementares para os desafios e soluções do saneamento. Para Munir Abud, Diretor-Presidente da CESAN e Presidente da AESBE, o Fórum é um catalisador de avanços: “Um evento como esse é de grande relevância para o setor, porque aqui temos a oportunidade não só de trocar experiências, mas também de aprender com outros parceiros, seja da iniciativa privada ou do poder público. É por isso que é tão importante fomentar iniciativas como o Fórum, que agrega conhecimento a cada um de nós. Por mais eventos como este pelo Brasil afora”.
Já Luciene Machado, Superintendente da Área de Soluções para Cidades do BNDES,
reforçou o papel estratégico do encontro: “Para nós, a participação no 6º Fórum de Saneamento é fundamental. É fazer parte do calendário de discussões do setor, com uma audiência qualificada e temas que refletem o dia a dia. Sabemos que o Marco Legal, por si só, não produz toda a transformação necessária, mas essa interação qualificada dissemina boas ideias e gera consensos, fundamentais na jornada pela universalização”. “Estamos orgulhosos de termos nos tornado uma das quatro maiores plataformas de negócios, networking e conteúdo do saneamento no Brasil. Para 2026, traremos novas trilhas de conhecimento e uma área de negócios com inovações que vão contribuir para o desenvolvimento de todo o setor”, finalizou Vinnicius Vieira, sócio da Hiria. O Fórum Novo Saneamento 2025 reafirmou sua missão de conectar lideranças, fortalecer o diálogo e promover soluções que impactem diretamente a qualidade de vida da população brasileira.