ACCIONA investirá R$ 2 bilhões em 48 municípios do Paraná
A ACCIONA venceu licitação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para a concessão dos serviços de esgotamento sanitário em 48 municípios das microrregiões Oeste e Centro-Leste do estado do Paraná. O contrato público-privado é de R$ 2 bilhões e prevê investimentos em infraestrutura de saneamento, incluindo redes de esgoto, estações elevatórias e estações de tratamento de esgoto, bem como a operação e manutenção pelos próximos 24 anos. Além disso, o projeto disponibilizará à população o acesso aos serviços de esgotamento sanitário na microrregião Oeste, que será ampliado dos atuais 25% de cobertura até atingir a cobertura até atingir a universalização em 2033.
O contrato também permitirá o acesso a serviços de saneamento adequados e equitativos para toda a população, melhorando a qualidade da água devolvida ao meio ambiente e reduzindo a poluição. Dessa forma, serão protegidos e restaurados os ecossistemas relacionados à água, incluindo rios, aquíferos e lagos. O projeto está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 6, impulsionará o acesso aos serviços de saneamento a milhares de pessoas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável da região.
O contrato faz parte de um ambicioso projeto para atender 112 municípios das regiões Centro-Leste e Oeste e foi subdividido em três lotes, sendo que o lote arrematado pela ACCIONA é o maior em número de municípios atendidos e valor econômico. Por meio desses contratos, o governo do Paraná pretende triplicar a população com acesso a saneamento, com o objetivo de atender mais de 323.800 pessoas em uma década. Com esta concessão, a ACCIONA reafirma sua posição como um ator fundamental na promoção de soluções sustentáveis, reforçando seu compromisso com a Agenda 2030 das Nações Unidas e, em particular, com o cumprimento do ODS nº 6: garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.
Há mais de 25 anos no Brasil, a ACCIONA já desenvolveu diversas infraestruturas emblemáticas, como o Terminal 2 do Porto do Açu (RJ) e a transformação da antiga estação ferroviária Júlio Prestes (SP) em uma sala de concertos de nível internacional. Da mesma forma, a ACCIONA está construindo atualmente a Linha 6 de metrô de São Paulo, o maior projeto de infraestrutura da América Latina. Na área de saneamento, a empresa possui vasta experiência no Brasil por meio de projetos como o sistema de saneamento, incluindo redes, coletores, elevatórias e a ETE da bacia do Alcântara, em São Gonçalo, segunda maior cidade do Rio de Janeiro; o projeto, construção e assistência na operação do sistema de tratamento de esgoto de Santa Cruz do Capibaribe, na região de Pernambuco. Além disso, a empresa implantou, operou e realizou a manutenção do sistema de cogeração de energia da estação de tratamento de esgoto de Arrudas, em Minas Gerais.