Aracaju implanta operação experimental com ônibus elétrico
A prefeitura de Aracaju (SE) colocou em operação experimental ônibus elétricos nas linhas 001 e 002, que cortam a cidade de uma ponta a outra, da zona Norte à Zona Sul. “Em consonância com o nosso programa de governo, coloquei como prioridade melhorar o transporte coletivo da nossa cidade. Mas, queremos a participação da população em todas essas construções. Trazer ônibus elétricos será um ganho a mais em sustentabilidade para a Nova Aracaju que já estamos construindo”, diz a prefeita Emília Corrêa.
O ônibus escolhido para circular pelo município é o modelo elétrico Azure A12 BR, de 12 metros, fabricado pela TEVX Higer, montadora de ônibus elétrico em âmbito mundial. Com zero emissão de gases de efeito estufa, o modelo oferece baixo ruído e transporta até 76 passageiros com total conforto e segurança, além de ter autonomia média de 300 km com uma única recarga, que pode ser potencializada em até 30% pelo seu sistema de freios regenerativos. Conta ainda com um conjunto de baterias de 385 kWh recarregável em até 2,5 horas. “Para nós, é um orgulho contribuir com toda a nossa tecnologia para o projeto de Aracaju, que, a partir da escolha pelo transporte 100% elétrico sustentável e mais eficiente, avança no conceito de cidade inteligente. Queremos demonstrar de forma prática que é possível oferecer um serviço de qualidade, confortável e que beneficie a saúde de todos”, afirma Carlos Eduardo Souza, o Cadu, CEO da TEVX Higer.
O modelo de ônibus elétrico é totalmente acessível e conta com piso baixo total, sistema de ajoelhamento da suspensão, área para cadeira de rodas com assento dobrável e rampa de acesso que facilita o embarque e desembarque de passageiros. Os passageiros terão também disponíveis tomadas USB em todos os assentos, permitindo o carregamento de dispositivos eletrônicos tanto para quem está sentado quanto para os que viajam em pé. O ônibus ainda é equipado com Wi-Fi integrado e sistema de ar-condicionado ecológico, com saídas de ar individuais e vidros com tratamento UV que garantem o conforto térmico. Com o objetivo de proporcionar melhor visibilidade e segurança em manobras, o veículo também é equipado com painel digital, retrovisores e câmeras externas.
O Azure é todo construído em monobloco, um padrão moderno de engenharia que gera ao veículo maior rigidez estrutural, eficiência energética e redução de peso em comparação com veículos montados com chassi e carroceria, diminuindo o impacto no pavimento das cidades. O modelo Azure ainda permite aos operadores uma economia nos custos de manutenção de até 60% com relação aos modelos a diesel, e de até 80% nos custos operacionais totais. Atualmente, o modelo está em operação em outras cidades como Cascavel (PR) e Belém (PA), além de passar por demonstrações em Florianópolis (SC), Campinas (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA) e São José dos Campos (SP).