Bicicleta elétrica feita com resíduos marinhos e fibras de abacaxi
A marca de biclicletas elétricas Lev acaba de desenvolver em parceria com a organização global de proteção dos oceanos Parley for the Oceans um modelo projeto com materiais eco-inovadores, incluindo o Parley Ocean Plastic® – produzido com resíduos marinhos interceptados de regiões costeiras – e couro ecológico derivado de fibras de abacaxi. A cada bicicleta vendida, a iniciativa irá limpar 200 m² de litoral no Brasil, além da Parley se comprometer a limpar 30 m² de regiões costeiras, destacando a missão da parceria de preservar as comunidades e ambientes locais em todo o Brasil.
Para Bruno Affonso, sócio-fundador da Lev, a parceria reflete um desejo antigo da empresa de contribuir mais para a preservação ambiental. "Sempre tivemos vontade de realizar uma ação significativa nessa direção, e agora, com a Parley, conseguimos chegar a um resultado bacana. A colaboração traz inovação às nossas e-bikes e uma oportunidade concreta de impacto sustentável, que faz parte do DNA da Lev. Cada e-bike se torna uma oportunidade de transformar o plástico retirado da costa em algo positivo”. A nova bicicleta possui paralamas feitos a partir de plásticos interceptados do meio ambiente, o Parley Ocean Plastic®, e substituio assento tradicional da bicicleta produzido a partir pelo couro de abacaxi, o Piñatex. Tais mudanças de design reforçam o compromisso da Lev em buscar soluções inovadoras que respeitem o meio ambiente em todas as etapas de produção, utilizando métodos regenerativos e não prejudiciais.
Fundada em 2012, aParley for the Oceans tem um novo formato de organização ambiental que colabora com uma rede global de parceiros para aumentar a sensibilização sobre a beleza e fragilidade dos oceanos e assim acabar com a sua destruição. No Brasil, a Parley trabalha com comunidades locais para abordar a poluição marinha por plástico, realizar limpezas em ilhas remotas e criar programas educacionais, promovendo um espírito colaborativo para proteger os ricos ecossistemas marinhos do país. "Juntos, estamos transformando um símbolo de ameaça em um símbolo de mudança. Essa bicicleta não é apenas um produto, mas uma mensagem de que podemos reduzir os danos causados ao meio ambiente”, comenta Guilherme Braga, Head de Colaborações da Parley Brasil. Como parte desta parceria, a Parley também vem oferecendo educação ambiental aos colaboradores da Lev, capacitando-os e incentivando-os a fazer parte do movimento pelos oceanos, pelo clima e pela vida.
O lançamento oficial da bicicleta colaborativa está previsto para acontecer no dia 1º de dezembro, na praia do Leblon, no Rio de Janeiro. O evento contará com um Parley Talk que abordará a conservação dos oceanos, uma ação de limpeza de praia, apresentação da bicicleta da collab e também uma pedalada simbólica pela Orla Carioca, berço do nascimento da marca. A iniciativa vai reunir grandes nomes ligados à proteção dos oceanos e criar um espaço para promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.