Brasil tem potencial técnico para gerar 1,8 bilhão t/ano

22/06/2024
O hidrogênio emite apenas vapor d’água

As Comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Meio Ambiente (CMA) do Senado divulgaram que o Brasil tem potencial técnico para gerar cerca de 1,8 bilhão de toneladas anuais de hidrogênio, além da possibilidade de produzir hidrogênio verde, que geraria até dois milhões de empregos anualmente em todo o mundo, de 2030 a 2050. Diferentemente do carvão e do petróleo, que deixam resíduos de carbono no ar, o hidrogênio emite apenas vapor d’água. O termo “verde” é atribuído ao hidrogênio produzido a partir da eletrólise da água utilizando energias renováveis ou de baixa emissão de gases.

Encarar os desafios de como, quando e o que fazer para alcançar essa produção, elevar a competitividade nacional e contribuir para a transição energética, bem como para a redução das emissões de gases de efeito estufa, tornam-se prioridades para o setor. Neste contexto, a 2ª edição da Hydrogen Expo South America, realizada nos dias 5 e 6 de junho, na cidade do Rio de Janeiro, reuniu entidades do setor com o objetivo de elaborar em conjunto soluções para fortalecer o mercado de H2V no Brasil. Em 2024, o evento registrou aumento de 30% tanto de expositores, quanto de público com relação ao ano passado e atraiu a participação de mais de três mil profissionais do setor. 

Entre as palestras destacou-se a da multinacional alemã GEMÜ do Brasil. O especialista Everton Meirelles de Freitas dos Santos, responsável pelo setor de vendas Externas para o Estado do Rio de Janeiro, abordou o tema ‘Válvulas do Futuro - uma palestra sobre Hidrogênio Verde’ e comentou que “O hidrogênio é um mercado que vem crescendo ao longo dos anos, e a GEMÜ está otimista com essa transição energética, pois a utilização do Hidrogênio surge como uma solução para descarbonização da indústria”. Diante do crescente interesse e demanda por energia limpa, o Hidrogênio Verde emerge como uma alternativa promissora, contribuindo não apenas para a redução das emissões de carbono, mas também para a construção de um futuro mais sustentável e resiliente. Com sua expertise e compromisso com a qualidade, a GEMÜ firma-se como uma parceira confiável nessa jornada rumo à transição energética.