“Caminhos da Água no Brasil” busca conscientizar uso racional

05/10/2024
A obra sublinha a todo momento que, sem água limpa, não há qualidade de vida, e destaca a importância dessa água para a sustentabilidade ambiental

A editora Bela Vista Cultural acaba de lançar o livro "Caminho das Águas no Brasil” que aborda o vasto potencial hídrico brasileiro e, ao mesmo tempo, debate, a sua relevância nas esferas do consumo, energia, saneamento, logística, turismo, economia e saúde. Além disso, a publicação incentiva a sociedade a se engajar com práticas de cidadania preservacionista e sustentável. Com prefácio de Marina Godward, influenciadora que atua na área de sustentabilidade e meio ambiente, a obra sublinha a todo momento que, sem água limpa, não há qualidade de vida, e destaca a importância dessa água para a sustentabilidade ambiental, a segurança hídrica e o bem-estar físico e mental. A obra é destinada a ser uma ferramenta pedagógica, utilizada em sala de aula.

A água é um recurso natural essencial para a vida dos seres humanos, à fauna e à flora. Ela compreende 60 a 70% do peso corporal de adultos e desempenha papel fundamental na regulação da temperatura interna e no funcionamento adequado de todos os processos orgânicos. A sua escassez, portanto, representa uma grave ameaça, uma vez que a água é a base de nossa existência. Em contraponto, um estudo publicado em 2021, pelo Instituto Trata Brasil, indicou que mais de dois bilhões de pessoas vivem em países em situação de estresse hídrico e que, embora o Brasil tenha uma das maiores reservas de água doce do mundo - com diversos rios importantes e um vasto litoral -, cerca de 35 milhões de habitantes não têm sequer acesso ao abastecimento regular de água no país. 

“O projeto Caminho das Águas no Brasil surgiu da necessidade de conscientizar as pessoas sobre o uso racional e responsável da água. O livro e as atividades educativas que o acompanham oferecem uma visão abrangente de todas as suas potencialidades; como a geração de energia limpa, a preservação da biodiversidade, sua utilização em atividades de lazer e a sua relação direta com a saúde humana e a economia", afirma Renan Cyrillo, sócio presidente da Bela Vista Cultural. A iniciativa, realizada com apresentação do Zmax Blue Ship Group e patrocinada pelas empresas Águas Prata e H. Stern, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, doará a maior parte dos exemplares para estudantes e professores da rede pública de ensino nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Uma quantidade limitada também estará disponível para venda no e-commerce da editora, pelo valor simbólico de R$50,00. “Apoiamos iniciativas como esta porque acreditamos que promover a conscientização sobre o uso responsável dos recursos naturais é essencial para assegurar um futuro sustentável e equilibrado para as próximas gerações”, afirma Afonso Prata, Chairman do Zmax Blue Ship Group.

As escolas públicas participantes também serão palco de uma série de atividades complementares, incluindo palestras, além de atividades formativas e demais ações pedagógicas, com o intuito de oferecer recursos e experiências que complementem o trabalho realizado pelos profissionais da educação em sala de aula, beneficiando diretamente centenas de alunos.