Cesan investe R$ 150 milhões em obras em Guarapari

22/06/2024
Robôs serão utilizados nas obras de melhoria do sistema de abastecimento

A Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) iniciou as obras de melhorias no sistema de abastecimento de água da Praia do Canto, em Guarapari, com a utilização inovadora de robôs. A ação irá gerar avanços importantes, sem os transtornos habituais das obras convencionais e as melhorias irão beneficiar mais de 15 mil habitantes diretamente e incluem a substituição de redes de água antigas, muitas delas feitas de material fibrocimento e próximas ao limite de sua vida útil. “O método não destrutivo (MND) é a chave dessa empreitada, possibilitando o assentamento de novas tubulações subterrâneas de forma direcionada, mesmo em áreas onde a escavação seria inviável. Isso significa menos escavações, menos transtornos para a população e uma obra mais rápida. Vamos melhorar o abastecimento de água, reduzir vazamentos e melhorar a qualidade da água distribuída”, afirmou o presidente da Companhia, Munir Abud. Ao todo, 27 quilômetros de rede serão substituídos. 

A Cesan está empregando as metodologias Pipe Bursting, que permite a substituição de tubulações subterrâneas utilizando o mesmo caminho da rede antiga e o Furo Direcional, método utilizado para assentar novas tubulações em locais onde a escavação tradicional seria impraticável. As intervenções deverão ocorrer até o mês de dezembro e ter alterações conforme as condições das vias. 

A iniciativa faz parte de um investimento de R$ 150 milhões em tecnologias inovadoras que reduzem os transtornos e não interrompem o abastecimento de água durante as obras. Porém, alguns impactos podem ocorrer, como ruídos, tubos armazenados nas calçadas, alterações no trânsito, impactos na mobilidade, entre outras interferências comuns às obras urbanas.