Chlorum Solutions constrói Complexo Cloroquímico em MG
Especializada na instalação e operação de plantas de cloro-álcalis de pequena escala, a Chlorum Solutions assinou com a Prefeitura de Uberlândia (MG) a alienação de três imóveis para a instalação no município do primeiro Complexo Cloroquímico situado fora do litoral brasileiro. A iniciativa conta com a participação da Bauminas Química e Grupo Lima & Pergher.
A Chlorum Solutions investirá R$ 200 milhões na construção da fábrica com capacidade equivalente a 45 toneladas diárias de cloro, dentro do modelo de negócio da empresa, que atua na operação de plantas para mercados regionais, seguindo os padrões ESG e reforçando o compromisso socioambiental global. A unidade está prevista para entrar em operação no final de 2024 e permitirá o fornecimento direto de cloro álcalis para as três empresas do complexo e outras da região, aumentando a competitividade de Uberlândia e região.
Os empreendimentos vão gerar mais de 200 empregos diretos na fabricação de insumos cloro-álcalis e também beneficiarão, pelo menos, dez outros grandes grupos empresariais da cidade que atualmente adquirem tais matérias-primas de outros municípios. “Investir nesse projeto pioneiro, onde criaremos através da sinergia entre as três empresas e o apoio do município, o Complexo Cloroquímico de Uberlândia é um marco para o desenvolvimento industrial regional. A disponibilização de insumos químicos básicos como o cloro-álcalis, produzidos localmente, está em perfeito alinhamento com a missão e princípios da Chlorum”, afirmou o CEO da Chlorum Solutions, Alfredo Kerzner.
A produção nacional de cloro e de soda cáustica ganhará um reforço com o Complexo Cloroquímico de Uberlândia. Em 2022, o setor produziu mais de um milhão de toneladas, sendo 1.016 milhão toneladas de cloro, um aumento de de 8,6% em relação a 2021, e 1.112,5 milhão de toneladas de soda cáustica, também um crescimento de 8,9 % se comparado ao ano anterior.