Dióxido de cloro em pó como oxidante
Unidade de negócios do Grupo Sabará especializada em soluções para o desenvolvimento de tecnologia e matéria-prima para tratamento de água, a Sabará Químicos e Ingredientes acaba de lançar no mercado o Sany-Plus Powder, uma solução desenvolvida para garantir a formação rápida e prática do dióxido de cloro ativo gerado por meio da mistura de insumos em pó.
O produto pode ser aplicado em uma série de processos como oxidante em ETAs e ETEs, tratamento de água de torres de resfriamento, controle na proliferação de algas, remoção de cor e odor, desinfecção de frutas, legumes e verduras, entre outras aplicações de desinfecção. O Sany-Plus Powder é 100% solúvel, o que torna o manuseio mais prático, além de oferecer baixo custo de operação e ser mais acessível do que soluções semelhantes. “A principal vantagem que o Sany-Plus Powder traz às empresas é a baixa ou nenhuma necessidade de Capex, uma vez que não exige a realização de investimentos em sistemas de geração, tancagem e armazenagem. Isso reduz bastante o custo da operação”, comenta Lucas Donato, gerente da Sabará Químicos e Ingredientes.
Donato diz ainda que o processo de produção do produto é simples, pois trata-se de uma mistura de dois pós, o Sany-Plus Powder e o Ativador do Sany-Plus Powder, em um recipiente com água. Após uma breve agitação, a solução de Dióxido de Cloro fica pronta em até 15 minutos para aplicação. Outra vantagem da solução é o fato de poder ser preparada e manuseada por qualquer pessoa, mesmo sem experiência ou treinamentos específicos. “Basta que sejam seguidos os informativos, as instruções nos rótulos e a FISPQ (Ficha de Segurança de Produtos Químicos). Garantimos a segurança em nossa fábrica, já que, para produzir o Sany-Plus Powder, a Sabará Químicos possui os laudos da NBR 15.784 e o registro na Anvisa como desinfetante de hortifrutícolas”, finaliza Donato.
Entre as vantagens do Sany-Plus Powder (Dióxido de Cloro em Pó) estão o biocida com poder de desinfecção até 25 vezes superior ao cloro ;Elevado desempenho contra bactérias, fungos, algas e protozoários (giardia e cryptosporidium), garantindo alta performance e segurança do sistema hídrico; Não forma subprodutos indesejados (THMs); Não gera cloraminas, pois não reage com amônia;Tempo de contato extremamente reduzido em comparação ao cloro (1 a 10 minutos); Mantém residual na água, garantindo a desinfecção; Eficaz na eliminação de biofilme e controle de algas; Atua em ampla faixa de pH (4 a 10); Micro-organismos não criam resistência ao dióxido de cloro, além de ser um neutralizador de odor.