Iguá Sergipe inicia período de transição para assumir serviços
A Iguá assinou contrato de concessão parcial para assumir os serviços de água e esgoto para 74 dos 75 municípios de Sergipe. A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções de Aracaju e contou com a presença do governador do Estado, Fábio Mitidieri (PSD), além de prefeitos e prefeitas e outras autoridades. O contrato marca o início da “operação assistida”', período de transição de até 180 dias, no qual a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) concede acesso à Iguá Sergipe para que a companhia conheça os sistemas de água e esgoto do estado e desenvolva seu plano de ação. Essa etapa tem como objetivo garantir a continuidade dos serviços quando houver a transferência de atividades para a concessionária, marcada para o primeiro semestre de 2025.
A partir do momento em que assumir os serviços, a Iguá Sergipe será responsável pela distribuição de água e a coleta e tratamento de esgoto, enquanto a Deso permanecerá com a captação e tratamento da água. Como previsto em contrato, a Iguá realizou, antes da assinatura, o pagamento de 60% da outorga de R$ 4,5 bilhões. O restante será pago em duas parcelas, a primeira após o período de transição e a segunda ao completar dois anos da assinatura do contrato. Além da outorga, de acordo com o edital, a previsão de investimentos é de aproximadamente R$ 6 bilhões no estado ao longo de 35 anos. “Este projeto é transformador para a Iguá. Temos plena consciência da nossa responsabilidade, mas também convicção de que realizaremos as entregas prometidas. Vamos melhorar a qualidade de vida da população, abordando questões como intermitência, falta d'água e a universalização da coleta de esgoto", afirmou Roberto Barbuti, CEO da Iguá Saneamento. "Além de melhorar a qualidade de vida, o saneamento impulsiona o desenvolvimento econômico, viabilizando projetos imobiliários, infraestrutura turística e gerando milhares de empregos diretos e indiretos".
Com a nova concessão, a Iguá reforça seu compromisso de investir no saneamento do Brasil e irá promover melhorias significativas na qualidade de vida da população sergipana. “Vamos começar a atender os anseios dessas populações, porque quem vive no sertão sergipano, infelizmente, teve que aprender a conviver com a falta d’água, mas ele não gosta de ter falta d’água e de saneamento, ele quer a dignidade, ele quer água porque água é saúde, água é vida e o que vamos devolver a eles é a esperança, a dignidade, a vida e a saúde”, afirmou o governador Fábio Mitidieri.