Limpeza de praias da Baía de Guanabara retira quase 2 mil t de lixo

16/06/2024
O evento reuniu 69 pessoas dentre voluntários, membros das cooperativas, funcionários da Petrobras e da BVRio

A BVRio apoiou duas iniciativas de limpeza de praias na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, resultando na remoção de 1.914,62 toneladas de resíduos da Ilha do Fundão e da Ilha Seca, com a participação de 95 pessoas. As duas operações utilizaram o know-how e suporte das pessoas envolvidas no projeto Pescando Resíduos. A primeira ação ocorreu na Praia da Amendoeira, na Ilha do Fundão, realizada por duas cooperativas de coletores de materiais recicláveis patrocinadas pela Petrobras, Coopama e ACAMJG, com o apoio de pescadores envolvidos no projeto Pescando Resíduos e da Ogyre. O evento reuniu 69 pessoas dentre voluntários, membros das cooperativas, funcionários da Petrobras e da BVRio, que coletaram 1.845,89 toneladas de resíduos da praia em apenas uma hora de limpeza ativa. Simultaneamente, na Ilha Seca, um grupo de escoteiros recebeu o apoio de pescadores patrocinados pela Ocyan, com a participação de 26 pessoas que removeram 68,73 kg de lixo.

Após a coleta, os resíduos foram separados, pesados e registrados no aplicativo de gestão de resíduos sólidos KOLEKT, desenvolvido pela BVRio, sendo que os materiais recicláveis foram armazenados em big bags e levados para as cooperativas para classificação, enfardamento e posterior venda a recicladores. A ação também visou aumentar a conscientização sobre a importância da destinação correta dos resíduos e a promoção da economia circular no Rio de Janeiro, valorizando os materiais recicláveis coletados pelas cooperativas. Durante o evento, discutiu-se como a gestão sustentável de resíduos pode impactar positivamente os ambientes marinhos e o papel dos catadores e cooperativas no fomento da economia circular no país.

A Coopama está comprometida com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental e participa de eventos de limpeza de praias e rios, integrando projetos como o de Ecobarreiras, em parceria com a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA). “Atuamos na instalação das barreiras para evitar que resíduos flutuantes chegassem à Baía de Guanabara, e nas praias da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes com materiais recicláveis. Acreditamos que mesmo as ações mais simples podem ter um grande impacto na preservação do meio ambiente, por isso promovemos também a educação ambiental para tornar as pessoas mais informadas sobre as práticas sustentáveis”, afirmou Luiz Carlos, presidente da Coopama. “Nós da ACAMJG somos fruto do reconhecimento da importância vital da limpeza ambiental. Não se trata apenas de preservar a beleza de nossas comunidades, mas também de garantir a saúde pública e a sustentabilidade do nosso planeta. Cada ação de limpeza que realizamos não apenas remove resíduos, mas também promove a conscientização sobre a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar. Estamos comprometidos em contribuir para um futuro mais limpo e saudável, e agradecemos a todos pelo esforço", disse Sebastião Santos, presidente da ACAMJG.

A ACAMJG optou pela pela praia da Amendoeira devido à quantidade significativa de resíduos domésticos encontrados ali. “Além de contribuirmos para a limpeza, essa experiência trouxe aos participantes uma conscientização sobre a importância de descartar corretamente o lixo doméstico, para evitar que ele acabe em lugares como as praias”, pondera Pedro Succar, especialista em economia circular da BVRio. Os voluntários tiveram a oportunidade de trabalhar lado a lado com organizações comprometidas em fomentar a economia circular no Rio, garantindo que os resíduos recebessem o tratamento correto, com parte deles sendo enviados para reciclagem e reinseridos na cadeia produtiva. “Tivemos a experiência de realizar a coleta seletiva e aprender como preservar o meio ambiente, ajudando a natureza cumprindo a nossa parte”, afirmou Marcello Nunes Brandão, fiscal dos projetos apoiados pela Petrobras.