Robson Esteves assume presidência da ABREE

07/09/2024
O executivo será responsável por implementar ações estratégicas para impulsionar a logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no Brasil

A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) anunciou Robson Esteves como novo diretor-presidente da entidade gestora. O executivo será responsável por implementar ações estratégicas para impulsionar a logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no Brasil, em conformidade com o Decreto Federal 10.240/20 e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Atualmente, a associação conta com 54 associadas, que representam 182 marcas, incluindo fabricantes e importadores. “Estou muito entusiasmado por representar a ABREE e contribuir para o avanço da logística reversa, promovendo uma cultura de descarte ambientalmente responsável entre os consumidores. Trabalharei para estabelecer novas parcerias, ampliar a rede de pontos de recebimento e, especialmente, expandir a educação ambiental, conscientizando cada vez mais pessoas sobre a importância do descarte correto”, disse Esteves. 

O novo diretor-presidente da ABREE tem como meta continuar o trabalho iniciado em 2011. A associação já conta com uma rede nacional de mais de 3,4 mil pontos de recebimento espalhados por mais de 1,2 municípios brasileiros e desempenha um papel fundamental na destinação de 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelos consumidores. Com vasta experiência em liderança e estratégias de Supply Chain, Esteves é renomado por sua expertise em negociações multiculturais, condução de projetos logísticos, aprimoramento de processos e eficiência de custos. Robson Esteves é Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, MBA em Supply Chain Management pela Universidade de San Diego, especialização em Marketing Empresarial e bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná. 

 

Coleta 

 

No primeiro semestre de 2024, a ABREE coletou mais de 37 toneladas de produtos que foram encaminhados para o sistema de logística reversa. A associação recolheu material nas cidades de Ribeirão Preto (SP), Francisco Morato (SP), Macapá (AP), São Bernardo do Campo (SP), Jaú (SP), Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Foz do Iguaçu (PR), São João da Boa Vista (SP) e Presidente Prudente (SP). “Este início de 2024 foi muito interessante para a ABREE. Conseguimos parcerias importantes com grandes cidades que nos ajudaram a arrecadar muitos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Claro que a participação ativa dos munícipes foi fundamental para conquistarmos esse marco nestes seis meses de campanhas. A destinação correta desse montante de resíduos, com certeza, fará a diferença no meio ambiente e todas as vantagens que a logística reversa traz para a população”, explica Helen Brito, gerente de relações institucionais da ABREE. 

A entidade tem se dedicado a desenvolver a logística reversa, começando com a educação ambiental para sensibilizar os consumidores sobre a importância de descartar corretamente esses materiais, dando assim início ao processo de logística reversa. “Nosso objetivo para este semestre é justamente ampliar nossos pontos de recebimento em municípios por todo o Brasil. Dessa forma, conquistaremos mais impactos positivos e significativos com a retirada desses componentes altamente nocivos ao meio ambiente e à população. Acreditamos que essas campanhas são essenciais para incentivar e conscientizar cada vez mais pessoas a fazerem a destinação correta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, contribuindo para um futuro mais sustentável”, conta Helen. 

Atualmente, a ABREE, em parceria com seus colaboradores do ecossistema, conta com quase 3,4 mil pontos de recebimento distribuídos por mais de 1,3 mil municípios brasileiros. No site da associação (https://abree.org.br/pontos-de-recebimento) é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximos, realizando uma busca por meio do CEP. Além disso, consta uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, como: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros.