A Sabesp anunciou a contratação do Programa Onda Limpa, programa de saneamento ambiental voltado para o litoral brasileiro, para os municípios de Caraguatatuba e Ilhabela, além de outras obras e investimentos para o saneamento básico dos municípios do litoral Norte de São Paulo. “Estamos expandindo a coleta de esgoto rumo à universalização do atendimento. Iniciativa que contribui para a melhoria da saúde, qualidade de vida e balneabilidade das praias de toda a costa paulista, com reflexos no desenvolvimento econômico dos municípios”, disse o diretor de Sistemas Regionais da Companhia, Antonio Carlos Teixeira.
Em Caraguatatuba, a Sabesp anunciou o início da licitação para contratação de obras de coleta e tratamento de esgoto com investimentos de R$ 66,4 milhões. Os recursos serão utilizados em obras que melhorem a saúde, qualidade de vida e balneabilidade das praias. A iniciativa chegará aos bairros Jaraguazinho, Martim de Sá, Cidade Jardim e Golfinhos e atenderá 1,8 mil imóveis com oito mil moradores.
A Sabesp também dará continuidade às obras de reparo na rede de coletora de esgoto do bairro Poiares. Com uma tecnologia inovadora, a Companhia lançou também a construção de uma nova rede coletora, dentro da tubulação já existente. Para a construção, a Sabesp utilizará o método não-destrutivo, ou seja, que não necessita de abertura de valas nas vias para a intervenção. O município de Caraguatatuba terá ainda o EducaCaraguá, um projeto de educação ambiental desenvolvido em parceria com a Prefeitura para capacitação de professores da rede de ensino e visitas monitoradas com os alunos. A ideia é que eles possam trabalhar em salas de aula o tema do saneamento.
Já em Ilhabela o início da licitação para contratação de obras de coleta e tratamento de esgoto prevê aportes de quase R$ 80 milhões para melhoria das condições de saúde, a qualidade de vida e a balneabilidade das praias.
O projeto atenderá à Costa Sul de Ilhabela Praia Grande/Curral, beneficiando quase dez mil pessoas dos núcleos Praia Grande, Curral, Veloso, Bexiga e Julião. Serão implantadas 11 estações elevatórias de esgotos, cerca de 2 km de redes coletoras e 1,2 km de linha de recalque (bombeamento), além de ETEs. As obras de ampliação do sistema de abastecimento Água Branca incluem uma nova reservação de 2 milhões de litros. A Estação de Tratamento de Água (ETA) Água Branca é responsável pelo abastecimento de 87% de Ilhabela.