SBTi aprova redução de metas da Ambipar
Companhia especializada em soluções ambientais, a Ambipar conseguiu reduzir as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) de curto prazo e Net-zero aprovadas pela Science Based Targets initiative (SBTi), a mais alta instância internacional responsável por validar compromissos corporativos alinhados à ciência do clima. A aprovação reforça o compromisso da Ambipar em atuar atuação na mitigação das mudanças climáticas e com a transição para uma economia de baixo carbono. A SBTi é a principal autoridade global na definição de diretrizes científicas para a redução de emissões de GEE de companhias, incluindo instituições financeiras. Com metodologias rigorosas, a iniciativa garante que as metas estabelecidas pelas empresas estejam alinhadas ao Acordo de Paris, evitando o agravamento da crise climática e limitando o aumento da temperatura global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
A Ambipar assumiu o compromisso de reduzir em 42% as emissões absolutas de escopo 1 e 2 até 2030, tomando como referência o ano de 2022 – meta de curto prazo. A empresa também se comprometeu em alcançar emissões líquidas zero ou Net-zero em toda a sua cadeia de valor até 2050, compensando as emissões residuais, limitadas a 10%, por meio de iniciativas como reflorestamento e projetos de geração de créditos de carbono certificados internacionalmente, de forma a garantir a transparência e a integridade das informações. “A aprovação da SBTi valida não apenas nossas metas, mas a estrutura robusta de sustentabilidade que desenvolvemos para enfrentar os desafios climáticos. A Ambipar entende seu papel como agente transformador e está investindo continuamente em inovação e tecnologia para reduzir impactos ambientais e contribuir para um futuro sustentável”, afirma Rafael Tello, vice-presidente de Sustentabilidade da Ambipar.
Para alcançar as metas, a Ambipar investiu em diversas iniciativas alinhadas às diretrizes da SBTi, como a implementação do projeto Corredor Sustentável, que utiliza veículos movidos a gás natural comprimido (GNC), visando reduzir de 15% a 20% as emissões de CO₂ na frota logística, contribuindo para o alcance da meta de curto prazo; instalação de 'flares' para queima do biogás nos Ecoparques, permitindo reduzir significativamente as emissões de GEE; utilização de biodiesel na frota de veículos pesados e embarcações, contribuindo para redução de emissões relacionadas ao transporte rodoviário e marítimo; Programa Vá de Etanol, em que a frota de veículos leves utiliza etanol em substituição à gasolina; atuação em atividades waste-to-energy, compostagem, economia circular e mineração urbana, contribuindo para a redução de emissões da cadeia de valor da companhia. Além dessas ações, desde 2023, a Ambipar utiliza energia elétrica 100% limpa e renovável, em todas as suas unidades operacionais no Brasil, com certificados I-REC (International Renewable Energy Certificate).
Além das metas validadas pela SBTi, a Ambipar segue ampliando as iniciativas ambientais como, por exemplo, ser signatária do Pacto Global da ONU e adotar os princípios ESG em todas as suas operações. Entre suas principais ações, destacam-se a Certificação ISO 14001, que atesta a eficiência de seu sistema de gestão ambiental; o Programa de Economia Circular, focado na redução de resíduos e reutilização de materiais; a ampliação do uso de energia renovável para minimizar sua pegada de carbono; e a participação ativa em projetos de conservação ambiental, como reflorestamento e preservação da biodiversidade.