Venda de Veículos Elétricos deve ultrapassar 20 milhões de unidades em 2025

19/05/2025
As vendas ultrapassaram 17 milhões globalmente em 2024, elevando a participação dos veículos elétricos no mercado global de automóveis acima de 20% pela primeira vez.

Segundo o novo relatório anual Global EV Outlook da AIE, as vendas globais de carros elétricos devem ultrapassar 20 milhões em 2025 após um ano de crescimento robusto, representando mais de um quarto dos carros vendidos em todo o mundo. O relatório mostra que as vendas globais de carros elétricos continuaram a quebrar recordes, à medida que os modelos elétricos se tornaram cada vez mais acessíveis. As vendas ultrapassaram 17 milhões globalmente em 2024, elevando a participação dos veículos elétricos no mercado global de automóveis acima de 20% pela primeira vez, conforme previsto anteriormente pela AIE. E nos primeiros três meses de 2025, as vendas de carros elétricos aumentaram 35% em relação ao ano anterior. Todos os principais mercados, e muitos outros, registraram novos recordes de vendas no primeiro trimestre.

A China mantém a liderança no mercado de veículos elétricos, que correspondem a quase metade de todas as vendas em 2024. O número de carros elétricos vendidos na China no ano passado (mais de 11 milhões) equivale ao total vendido mundialmente em 2022. Mercados emergentes na Ásia e na América Latina também se tornaram novos centros de crescimento, com as vendas totais de carros elétricos nessas regiões aumentando mais de 60% em 2024. Nos Estados Unidos, as vendas de carros elétricos cresceram cerca de 10% em relação ao ano anterior, atingindo mais de um em cada dez carros vendidos. Na Europa, as vendas estagnaram com o declínio dos programas de subsídios e outras políticas de apoio, embora a participação de mercado dos carros elétricos tenha permanecido em torno de 20%. “Nossos dados mostram que, apesar das incertezas significativas, os carros elétricos permanecem em uma forte trajetória de crescimento global. As vendas continuam a estabelecer novos recordes, com grandes implicações para a indústria automobilística internacional”, afirmou Fatih Birol, Diretor Executivo da AIE. “Este ano, esperamos que mais de um em cada quatro carros vendidos no mundo seja elétrico, com o crescimento acelerando em muitas economias emergentes. Até o final desta década, esse número deverá ser superior a dois em cada cinco carros, à medida que os veículos elétricos se tornam cada vez mais acessíveis”.

Em nível global, o preço médio de um carro elétrico a bateria caiu em 2024, em meio à crescente concorrência e à queda nos custos das baterias. Na China, dois terços de todos os carros elétricos vendidos no ano passado tiveram preços mais baixos do que seus equivalentes convencionais, mesmo sem incentivos de compra. No entanto, a diferença no preço de compra em relação aos carros convencionais persistiu em muitos outros mercados. O preço médio de um carro elétrico a bateria na Alemanha, por exemplo, permaneceu 20% superior ao de seu equivalente convencional. Nos Estados Unidos, os carros elétricos a bateria ainda eram 30% mais caros. Os veículos elétricos permanecem consistentemente mais baratos para operar em muitos mercados, com base nos preços atuais do mercado de energia. Mesmo que os preços do petróleo caíssem para US$ 40 por barril, operar um carro elétrico na Europa por meio de carregamento residencial ainda custaria cerca de metade do preço de um carro convencional aos preços atuais da eletricidade residencial.

De acordo com o relatório, quase um quinto das vendas de carros elétricos em todo o mundo são de veículos importados. A China, que responde por mais de 70% da produção global, enviou quase 1,25 milhão de carros elétricos para outros países em 2024. Isso incluiu muitas economias emergentes, onde os preços dos carros elétricos caíram consideravelmente devido às importações chinesas. O relatório também inclui um foco especial em caminhões elétricos e seus custos de propriedade. Ele constata que, globalmente, as vendas de caminhões elétricos aumentaram cerca de 80% no ano passado, representando quase 2% de todas as vendas de caminhões no mundo. Esse crescimento, impulsionado pela duplicação das vendas na China, foi sustentado pela competitividade de custos de alguns caminhões elétricos pesados na China em comparação com seus equivalentes a diesel – com os custos operacionais muito mais baixos dos modelos elétricos compensando seus preços de compra mais altos. O novo Outlook é complementado por versões atualizadas de duas ferramentas online: o Global EV Data Explorer e o Global EV Policy Explorer, que permitem aos usuários explorar mais a fundo estatísticas, projeções e medidas políticas sobre veículos elétricos em todo o mundo. A AIE também está preparando um relatório especial sobre o futuro da indústria automobilística global à medida que a adoção de veículos elétricos acelera. O novo relatório, com publicação prevista para este verão (no hemisfério norte), incluirá análises sobre como garantir a competitividade e a resiliência das cadeias de suprimentos para uma indústria automobilística em transição.