40 anos de operação da ETE Suzano
Em 30 de junho de 2022, a Sabesp comemorou os 40 anos de operação da Estação de Tratamento de Esgoto Suzano, uma das principais ETEs da Grande São Paulo. Localizada no município do Alto Tietê, a unidade trata o esgoto gerado por cercade 720 mil pessoas e tem função de destaque no saneamento dos municípios da região, levando qualidade de vida aos moradores.
Inaugurada em 1982, a ATE Suzano atende os municípios de Suzano, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos e parte de Mogi das Cruzes. A ETE tem capacidade para tratar 1.500 litros de esgoto por segundo, o que impede que a poluição chegue aos córregos e rios. Para se adequar aos requisitos da norma ISO14001, a unidade criou e aplica diversos procedimentos que visam a mitigação do impacto do consumo de recursos naturais.
A Sabesp realiza diversas melhorias na ETE Suzano para garantir a sustentabilidade na operação, desde a cobertura do pátio de lodo, até o projeto em implantação para secagem do lodo com a meta de reduzir os volumes transportados para os aterros. Com o trabalho, a unidade foi reconhecida com o Selo Sabesp de ETEs Sustentáveis Nível 1, ou seja, está entre as estações de tratamento de esgoto que interagem com o meio ambiente e buscam minimizar o consumo dos recursos naturais e de energia pelo uso do seus subprodutos. O selo foi recebido graças à ETE ter equacionado e implantado uma solução adequada para destinação do lodo gerado no tratamento de esgoto. A ETE também teve início das obras do programa de Geração Distribuída de Energia, que contempla o projeto de instalação de usina fotovoltaica.
A ETE Suzano participa do Projeto Tietê, programa da Sabesp desde 1992 pelo que tem como meta a implantação e ampliação da infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto nos municípios onde opera na Região Metropolitana de São Paulo, com o objetivo de contribuir para a recuperação gradativa do rio Tietê. A unidade recebe o esgoto dos moradores e de parte das indústrias do Alto Tietê. O material recebido pela ETE Suzano passa inicialmente pelas grades que retêm o lixo que indevidamente chega à estação – plásticos, cabelo, restos de tecido, madeira. Na sequência, o esgoto segue para decantadores, que separam o resto dos sólidos e uma parte da matéria orgânica. Os rejeitos vão então para os tanques de aeração, onde micro-organismos decompõem os poluentes. Novos decantadores completam o trabalho ao separar o lodo do material já tratado, que é devolvido despoluído ao rio Tietê. A ETE ocupa uma área de 410 mil m² no município de Suzano.