Aegea e Braskem assinam contrato para abastecimento de unidade

20/02/2025
Para viabilizar o projeto, a Aegea antecipará em três anos os investimentos das obras de redes coletoras e a construção de uma estação de tratamento de esgoto.

Por meio da Apura, unidade de negócio que desenvolve e opera soluções sustentáveis para a indústria, a Braskem assinou parceria com a Aegea para levar água de reúso para o abastecimento de 100% da produção da unidade industrial da Braskem em Duque de Caxias (RJ). A iniciativa demonstra o comprometimento das partes com a adaptação às mudanças climáticas, garantindo segurança hídrica para a unidade da empresa na região, além de preservar os recursos naturais e assegurar a disponibilidade de água para futuras gerações.

Para viabilizar o projeto, a Aegea antecipará em três anos os investimentos das obras de redes coletoras e a construção de uma estação de tratamento de esgoto, de forma a assegurar o saneamento básico para as comunidades próximas à Braskem em Duque de Caxias. A água será tratada e distribuída pela concessionária, reforçando o abastecimento para as comunidades do entorno e beneficiando de forma antecipada mais de 260 mil pessoas. A Apura utilizará o efluente tratado e irá projetar e construir toda a infraestrutura e instalações necessárias para produção da água industrial de reúso na qualidade requerida pela Braskem, de modo a criar um ciclo de cuidado com as pessoas e o meio ambiente. “A parceria ajudará a alcançarmos nossas metas de eficiência operacional. E contribuiremos com um legado na saúde e qualidade de vida de centenas de milhares de famílias por meio de um modelo de um negócio competitivo, inovador e sustentável”, diz Ana Carolina Viana, Vice-presidente Industrial da América do Sul da Braskem.

O projeto de água de reuso irá garantir maior segurança hídrica para a Braskem, saneamento à população, além de colaborar com o sistema do rio Guandu, principal manancial da região metropolitana no Estado do Rio, já que a água para a produção da petroquímica passará a ser totalmente proveniente do esgoto doméstico tratado. Com isso, não será mais necessário utilizar a bacia hidrográfica do Guandu, o que aumenta a disponibilidade de água tratada para as comunidades vizinhas, por meio de uma gestão eficiente.

Outro pknto importante será o ambiental, já que o projeto está relacionado ao plano de recuperação ambiental da Baía de Guanabara – um compromisso assumido pela Águas do Rio com o Estado do Rio. Segundo o contrato com a Braskem, o esgoto da população que vive no entorno da petroquímica na região, que antes era despejado in natura na Baía, será agora tratado adequadamente para tornar-se água de reúso, e abastecerá a planta da petroquímica na região, tendo uma destinação
mais sustentável.

O contrato de abastecimento de água de reúso para a Braskem terá duração de 30 anos e é um projeto de vanguarda no Rio de Janeiro. “Repensando o ciclo da água, estamos transformando esgoto em solução. Ao longo dos próximos três anos, serão executadas pela Águas do Rio as obras de infraestrutura de saneamento básico na região, enquanto a Apura irá construir toda a estrutura necessária para a operação da planta de reúso que beneficiará a Braskem, a população local e o meio ambiente como um todo”, afirma Alexandre Perufo, Diretor da Apura.