O espaço servirá para debater como o setor de saneamento pode contribuir efetivamente para a adaptação às mudanças climáticas e para a construção de cidades mais resilientes.
Entre as mudanças previstas estão a redução do valor mínimo dos contratos e a permissão às concessionárias de oferecer como garantia de financiamentos os próprios bens da concessão.
A ausência de saneamento básico provoca maior absenteísmo escolar devido a doenças evitáveis, comprometendo o desenvolvimento educacional. Com um nível educacional menor, será mais difícil encontrar um emprego.
Projetos se concentrarão na melhoria da infraestrutura hídrica e na garantia de um abastecimento seguro e resiliente para mais de 28 milhões de pessoas em 375 municípios.
Com uma área de abrangência de 100 km², o Lote 9 se estende de Santo André até o centro da capital paulista, passando por regiões como Sacomã, Liberdade e Brás.
Em 2022, 744 mil pessoas ainda moravam em residências sem acesso à água tratada no estado de Alagoas, o que demonstra um déficit relativo de abastecimento de água de 23,8% da população.