Aegea vai investir R$ 15 bilhões na Corsan até 2033

16/07/2023
A meta da empresa demanda crescimento de 70% da população atendida até 2033

A Aegea assinou em conjunto com fundos de investimento geridos pela Perfin e pela Kinea o contrato de aquisição da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Estão previstos para funcionamento e qualificação da infraestrutura de abastecimento de água e expansão do sistema de esgotamento sanitário, investimentos da ordem de R$ 15 bilhões até 2033, que deve beneficiar 317 municípios gaúchos.
 
Com a aquisição, a Aegea, que já opera a PPP de esgoto Ambiental Metrosul em nove municípios da região Metropolitana de Porto Alegre, irá expandir  a base de clientes atendidos para mais de seis milhões de pessoas, pouco mais da metade da população do Estado. A principal meta será a ampliação do atendimento da população com coleta e tratamento de esgoto, que deve saltar dos atuais 20,1% para 90% até 2033. “A assinatura do contrato expande significativamente a atuação da Aegea no Rio Grande do Sul, levando mais saúde, dignidade e qualidade de vida para as pessoas por meio do saneamento básico. Neste primeiro momento, vamos realizar uma grande mobilização durante os primeiros 100 dias”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.

As ações da Aegea em território gaúcho são divididas em três eixos de atuação - as medidas iniciais incluem a entrega de um pacote de 356 intervenções, contemplando os 317 municípios atendidos; a ativação do Plano Litoral, com o objetivo de implantar um novo sistema de tratamento de esgoto no Litoral Norte; e os primeiros passos do Plano de Resiliência Hídrica. “O principal investimento a ser feito é a expansão da rede de esgotamento sanitário, mas a companhia também tem foco no combate à insegurança hídrica e seus impactos, como a falta d´água, a intermitência do abastecimento e outros problemas crônicos de diversas regiões do Estado”, afirma Leandro Marin, vice-presidente regional do Grupo Aegea. Para a companhia, parte da solução para levar saneamento a todos os brasileiros passa pela execução de investimento que resultem em benefícios diretos à população, que vão além dos compromissos contratuais, na busca pelo desenvolvimento socioeconômico do País.