Brasil lidera ranking de reciclagem devido a logística reversa eficiente
O Brasil alcançou, em 2022, o marco de 100% de latas de alumínio recicladas graças a um sistema eficiente de logística reversa, liderado pela Recicla Latas, entidade gestora responsável pelo aperfeiçoamento do processo de reciclagem de latas de alumínio no Brasil, e ao trabalho de milhares de catadores e cooperativas espalhados por todo o País. "Quando educamos a sociedade sobre a importância de separar, descartar e reciclar corretamente, estamos fortalecendo uma cadeia sustentável que não apenas protege o meio ambiente, mas também gera empregos e renda para milhares de brasileiros", comenta Renato Paquet, secretário-executivo da Recicla Latas.
O esforço conjunto da sociedade, catadores e cooperativas ajuda a reduzir o impacto ambiental, preservar recursos naturais e ainda gerar renda para famílias, mostrando como o Brasil transforma descarte em oportunidades econômicas e ecológicas. Com o impacto positivo da reciclagem na redução de emissões de carbono e na preservação de recursos naturais, o Brasil se torna uma referência global de economia circular e eficiência energética. A produção de uma lata a partir de material reciclado consome até 95% menos energia em comparação à produção de uma nova, o que evidencia a importância de ensinar e fomentar hábitos sustentáveis desde a base da sociedade. "Promover a conscientização ambiental é essencial para que mais pessoas entendam o impacto positivo que suas ações podem ter na construção de um futuro mais verde e equilibrado", reforça Paquet.
A experiência brasileira inspira outros setores e países a adotarem práticas que preservem o meio ambiente, mas que também fortaleçam o desenvolvimento socioeconômico, mostrando que a educação ambiental é o ponto de partida para uma transformação duradoura e global. Além da reciclagem, a Recicla Latas atua na frente de capacitação dos gestores públicos municipais em gestão integrada de resíduos sólidos. Ao longo de 2024, 955 gestores públicos foram capacitados no Brasil inteiro. "A capacitação também é uma ótima forma de potencializarmos os impactos da educação ambiental na sociedade. Com gestores antenados do impacto que a reciclagem e a preservação do meio ambiente causa para nós e para o planeta, temos cidades melhores e mais sustentáveis", finaliza Paquet.