EDP incorpora caminhões à sua frota

11/11/2021
O início das operações dos dois caminhões elétricos acontecerá em São José dos Campos e Vitória (ES).

Distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, a EDP iniciou a incorporação dos primeiros caminhões 100% elétricos na frota para atendimento de serviços em campo. O modelo iEV1200T, da JAC Motors, testado em 2020, preenche todos os requisitos de segurança, melhora a ergonomia e não agride o meio-ambiente, além de ser o único do setor 100% eletrificado, com cesta overcenter também elétrica – combinação que melhora a produtividade e eleva o nível de segurança.

O início das operações dos dois caminhões elétricos acontecerá em São José dos Campos e Vitória (ES). Um veículo a combustão emite cerca de 4,8 toneladas de CO2, enquanto o caminhão elétrico não lança nenhum dióxido de carbono na atmosfera., o que equivale a cinco mil metros quadrados de área em árvores plantadas por ano. O veículo oferece ainda uma tecnologia inteligente, o i-Pedal, que permite ao motorista tirar o pé do acelerador, que o motor elétrico se transforme em gerador e recarregue a bateria, podendo elevar sua autonomia em até 20%.

Em São Paulo, a EDP já possui carregadores compatíveis com os caminhões em São José dos Campos, no litoral e em sua sede corporativa na capital paulista. Pelo plano de expansão da EDP, todos os Centros de Serviços de Distribuição, localizados em Guarulhos, Mogi das Cruzes, Poá, Taubaté e Guaratinguetá, além de São José e Litoral, terão pontos de carregamento até o final de 2022. “A EDP tem o compromisso de ser carbono neutro até 2030. Já iniciamos essa mudança na frota comercial e fazer essa transição também nos veículos pesados das nossas distribuidoras tem um significado especial. Estamos entre os primeiros a realizar esse movimento, contribuindo de forma concreta para mitigar o aquecimento global”, afirma Cristiane Fernandes, diretora da EDP em São Paulo.