Goiás supera meta de latas de aço coletadas em 2023

06/05/2024
O estado de Goiás registrou 3.261,04 toneladas de aço coletadas em 2023

A Prolata Reciclagem informa que o estado de Goiás registrou 3.261,04 toneladas de aço coletadas em 2023 e encerrou o ano com índice positivo e 54% superior do que o esperado. Além disso, a entidade firmou colaboração com o primeiro entreposto da região. Durante o ano de 2023, a Prolata Reciclagem esteve presente em quatro municípios goianos : Alto Paraíso de Goiás, Aparecida de Goiânia, Goiânia e Rio Verde. Além de superar a meta de 2.106,96 toneladas, o programa deu continuidade às ações estruturantes realizadas com cooperativas ou associações de catadores de materiais recicláveis, incluindo novas formas de apoio e fortalecimento dos grupos.

Thais Fagury, presidente-executiva da Prolata Reciclagem, comenta sobre a parceria firmada com o primeiro entreposto do Estado, “Estabelecendo essa parceria com o primeiro entreposto de Goiás, nosso objetivo é aumentar a capilaridade e promover o escoamento de latas de aço com a rastreabilidade necessárias em novos municípios em 2024”. O volume contabilizado pelo Programa tem como premissa a rastreabilidade por meio de nota fiscal de comercialização, o que possibilita não só rastrear os dados, mas também formalizar a cadeia de reciclagem do aço. Em 2023, todas as notas fiscais foram submetidas ao verificador independente, Central de Custódia, com o objetivo de garantir a não colidência e duplicidade entre os diversos programas de logística reversa que atuam no Estado.

A Prolata rastreou e revalorizou, no Estado de Goiás, cerca de 47% do volume colocado no mercado pelas empresas associadas aderentes. O volume representa o compromisso do programa em avançar nas iniciativas em todo o território nacional para alavancar o retorno das embalagens de aço para reciclagem e consequente fabricação de novo aço.