GS Inima SAMAR inaugura ETA em Araçatuba
Concessionária de água e esgoto do grupo GS Inima Brasil, a GS Inima SAMAR investiu R$ 48 milhões na maior estação de tratamento de água da história de Araçatuba, a ETA Baguaçu, com capacidade para produzir dois milhões de litros de água por hora e atender a 100 mil habitantes, o que corresponde a 50% da população do município paulista. A obra, iniciada em 2020, superou os desafios da pandemia e garantirá segurança hídrica para o município.
A nova ETA Baguaçu possui um moderno Centro de Controle Operacional (CCO) que acompanhará todo o processo de tratamento, além de monitorar a distribuição de água por meio das adutoras e centros de reservação espalhados pela cidade. A ETA tem todos os processos e controles automatizados o que gera um menor consumo de produtos químicos e energia, além da redução na possibilidade de falhas durante todo o processo de tratamento. O CCO vai controlar ainda, no futuro, o sistema de esgotamento sanitário de Araçatuba, que figura hoje no ranking ABES das cidades melhor saneadas do Brasil, com cobertura de 100% de serviços de água e de esgoto.
Na ETA Baguaçu, o lodo resultante do processo de tratamento de água será reaproveitado após passar por adensadores e centrífugas. A expectativa é que cerca de 80% do lodo retorne em forma de água à entrada da estação para novo tratamento, poupando significativamente os recursos hídricos da região. A GS Inima SAMAR realizará também, mensalmente, o monitoramento da qualidade da água durante todo o processo de produção. Serão mais de mil análises de amostras coletadas na própria estação e em imóveis de diferentes bairros. Ainda fazem parte do sistema de água de Araçatuba, o complexo Tietê, responsável pelo abastecimento de 41% dos habitantes, além de dois poços profundos (9%). “Inovação e sustentabilidade fazem parte dos valores da GS Inima Brasil. Essas duas características estão no DNA da ETA Baguaçu, planejada e construída para garantir que Araçatuba seja sempre abastecida com água de qualidade”, pontua o CEO da GS Inima Brasil e presidente da GS Inima SAMAR, Paulo Roberto de Oliveira.
A nova ETA Baguaçu substituirá duas estações obsoletas e incapazes de acompanhar a evolução dos processos em termos de tratamento eficiente de água. “Até a inauguração da ETA Baguaçu, trabalhávamos com duas estações muito antigas, inauguradas na década de 30 e de 60. Agora, com a nova estação, contaremos com as melhores tecnologias de controle de qualidade de água tratada e distribuída”, explica o diretor-técnico da GS Inima SAMAR, Eduardo Caldeira. A ETA Baguaçu atende às normas mais atuais de segurança e possui um espaço reservado para Educação Ambiental e treinamentos. As visitas de estudantes serão retomadas para que seja possível demonstrar na prática a importância do consumo consciente de água e sua preservação.
Unidade fotovoltaica
A GS Inima SAMAR inaugurou recentemente também a Usina Fotovoltaica (UFV) Ipanema, capaz de produzir, a partir da captação de energia solar, 852 MW de energia elétrica por ano. Segundo a empresa, isso significa reduzir a emissão de mais de cinco mil toneladas de gás carbônico por ano na atmosfera. Em 2021, a GS Inima SAMAR implantou um secador solar do lodo do Brasil produzido na Estação de Tratamento de Esgoto Baguaçu com capacidade para reduzir em 90% o resíduo encaminhado para o aterro sanitário. “Esta ETA é mais um marco na evolução dos serviços de saneamento de Araçatuba, cuja excelência operacional conseguiu reduzir o índice de perdas de água tratada de quase 44%, em 2011, para 28%,” diz Paulo Roberto Oliveira. “Afinal, nossa missão no grupo GS Inima é trabalhar na construção de um futuro global sustentável, cuidando do ciclo integral da água por meio da prestação de serviços de saneamento”.