Mercedes-Benz desenvolve ônibus elétrico em SP
A Mercedes-Benz do Brasil aderiu ao Acordo Ambiental São Paulo, iniciativa do Governo paulista sobre compromissos voluntários de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) com o objetivo de conter as mudanças climáticas. A adesão voluntária será renovada automaticamente até 2030. O acordo prevê o reconhecimento dos signatários como membros da comunidade de líderes em mudanças climáticas, além do apoio técnico governamental. Essa ação incentivará a implementação de novas tecnologias e soluções inovadoras, realçando o protagonismo do Estado na agenda climática.
A adesão da Mercedes-Benz e de outras empresas alemãs que atuam no Estado, foi anunciado, no dia 6 de junho, em evento realizado no Palácio dos Bandeirantes. A intermediação com essas companhias ocorreu por meio da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, entidade que representa oficialmente a economia alemã no Brasil desde 1916. Participaram da solenidade o governador Tarcísio de Freitas; Natália Resende, Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) e autoridades alemãs. Pela Mercedes-Benz do Brasil estavam presentes no evento: Achim Puchert, Presidente e CEO América Latina; Luiz Carlos Moraes, Diretor de Comunicação e Relações Institucionais; e Simone Kruger Frizzo, Diretora de Jurídico e Compliance. “Com satisfação, passamos a fazer parte do Acordo Ambiental São Paulo. Isso reafirma o compromisso da nossa Empresa com a sustentabilidade e com os pilares ESG, seguindo diretrizes da Daimler Truck no desenvolvimento de soluções de transporte sustentáveis e, portanto, orientadas para o futuro da mobilidade de cargas e pessoas", afirma Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
A comitiva alemã visitou também a fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, onde tiveram a oportunidade de conhecer as iniciativas ESG da Companhia, como a linha de produção 4.0 do chassi de ônibus elétrico e a parceria com o SENAI na formação e especialização da mão-de-obra. Inaugurada em 2020, a linha 4.0 colocou a Mercedes-Benz do Brasil num patamar ainda mais elevado de tecnologia, eficiência, produtividade, melhor ambiente de trabalho e melhores práticas, estando totalmente preparada para o futuro, tornando-se uma referência mundial.
A equipe de Engenharia da Mercedes-Benz do Brasil desenvolveu o eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a baterias, com conceito eletroeletrônico que engloba itens como baterias, direção, motores elétricos e eixos, segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses na Europa. Para maior qualidade e confiabilidade aos clientes, ele foi amplamente testado no Brasil e também na Alemanha. “Trata-se de um produto muito especial para nós, mais um grande marco histórico na notável trajetória de pionerismo e inovação de quase 67 anos da Empresa no País”, diz Achim Puchert. “Com nossos parceiros, estamos construindo um grande legado para a eletromobilidade. É muito bom saber que nosso time brasileiro faz parte do plano da Daimler Buses de oferecer veículos neutros em CO2 movidos a baterias ou hidrogênio em todos os segmentos até 2030”.
O executivo da Mercdes Benz do Brasil disse que, desta forma, a empresa contribuirá na redução das emissões e para a descarbonização no transporte, o que demonstra o comprometimento com as tendências globais e locais da sustentabilidade, seguindo os pilares ESG, o que novamente é reafirmado pela adesão da Empresa ao Acordo Ambiental São Paulo. “Apoiaremos os clientes, os motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros. Nossas equipes também irão oferecer consultoria e treinamento técnico e operacional para as empresas de transporte de passageiros”, diz Achim Puchert.
Os concessionários Mercedes-Benz do Brasil estão sendo treinados para realizar atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos. A empresa está alinhada com os encarroçadores, fornecedores de peças, componentes e, agora também, empresas de energia elétrica e de infraestrutura de recarga das baterias. Em uma outra parceria, agora com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a empresa alemã desenvolve cursos de formação e especialização de mão-de-obra. As atividades são realizadas dentro da área de Treinamento da planta de São Bernardo do Campo. Os parceiros estão desenvolvendo em conjunto um programa de cursos específicos com foco na produção de chassis de ônibus elétricos, o que demanda novos conhecimentos, equipamentos, processos e práticas.