Orizon faz parceria para explorar gás em Curitiba e Ribeirão Preto

24/09/2024
Contratos atualmente existentes, que permitirão uma produção diária estimada da ordem de até 170 mil m³ de biometano

A Orizon Valorização de Resíduos S.A. comunica aos acionistas e ao mercado em geral que, através de sua subsidiária integral Orizon Energia e Gás Renovável Limitada (BioE), assinou parceria estratégia para exploração do biogás dos aterros sanitários de Fazenda Rio Grande, localizado na região metropolitana de Curitiba, e Guatapará, na região metropolitana de Ribeirão Preto (SP), ambos de propriedade da Estre Ambiental – em recuperação judicial.

A parceria entre BioE e Estre firmaram contratos de compra e venda de biogás com prazo de 20 anos, a preços semelhantes àqueles praticados pela OrizonVR em seus contratos atualmente existentes, que permitirão uma produção diária estimada da ordem de até 170 mil m³ de biometano. O início de operação das plantas, que serão 100% de propriedade da BioE, está previsto para 2027. Os contratos preveem ainda responsabilidades entre as partes usuais a esse tipo de operação, tais como, mas não se limitando, obrigações de compra e entrega de biogás, penalidades, investimentos, adiantamentos e garantias, sob determinadas condições.

A operação reforça o modelo de negócios da BioE de exploração de contratos de longo prazo de compra de biogás de aterros para o desenvolvimento de plantas de biometano e está estrategicamente alinhada com o crescimento da vertical de biometano, gerando valor para a Orizon e contribuindo com a transição energética. Além disso, essa transação contribui para a expansão geográfica da companhia, que passa a operar em mais um Estado e região do País (Paraná, na região Sul) e reforça o seu posicionamento no Estado de São Paulo. A Orizon reitera o seu compromisso de manter seus acionistas e o mercado em geral atualizados sobre o andamento dos eventos abordados no presente comunicado.