Owens Illinois substitui frota por modelos elétricos

09/08/2021
Uma empilhadeira elétrica trabalhando 13 horas por dia reduz em liberação de gases do efeito estufa o equivalente a 257 árvores em um ano.

Em parceria com a BYD, empresa especializada em soluções de armazenamento, uso de energia e veículos elétricos com zero emissão de poluentes, a fabricante de embalagens de vidro Owens Illinois substituiu 100% de empilhadeiras, rebocadores e transpaleteiras por novas máquinas em todas as suas quatro plantas no Brasil. O objetivo foi diminuir a liberação de CO2 e também obter a melhora nas questões de ruídos e poluição sonora, que afetavam diretamente seus colaboradores.

Os equipamentos utilizados agora funcionam com o uso de bateria de lítio, tecnologia sustentável que traz benefícios para a empresa e para o meio ambiente. Uma empilhadeira elétrica trabalhando 13 horas por dia reduz em liberação de gases do efeito estufa o equivalente a 257 árvores em um ano. A mudança está em linha com a meta global da O-I que é reduzir em 25% suas emissões de gases de efeito estufa até 2030. A adoção por baterias de lítio gera maior vida útil da bateria (até três vezes mais que baterias de chumbo ácido), maior segurança para os funcionários, baixo ruído e baixa taxa de manutenção. "Os esforços para trocar todas as empilhadeiras por modelos mais modernos estão alinhados aos pilares de sustentabilidade da O-I, que reforçam nosso compromisso com o meio ambiente e com a sociedade. Produzimos a embalagem mais sustentável de todas pois o vidro pode ser infinitamente reciclado, mas não paramos aí. Olhamos todos os dias para os nossos processos a fim de identificar oportunidades de tornar nossa produção ainda mais limpa", comenta José Airton, Gerente de Logística O-I Latam South.

A chinesa BYD abriu sua primeira fábrica no Brasil em 2015 para a produção de chassis de ônibus elétricos e a comercialização de veículos e empilhadeiras. "A opção da Owens Illinois pelas empilhadeiras elétricas BYD demonstra que a empresa está atenta às demandas do mercado corporativo por equipamentos mais modernos, não poluentes e econômicos", comenta Henrique Antunes, Diretor de Vendas da BYD.