Universalização em Limeira evita despejo de 19 bilhões de litros em mananciais
Concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, a BRK evitou o despejo de 19 bilhões de litros de esgoto sem tratamento nos rios e córregos do município em 2024. Isso só foi possível devido à universalização do tratamento de esgoto sanitário em Limeira, que ocorreu em 2011 e que impede, desde então, que efluentes sem o devido tratamento sejam descartados nos rios da cidade.
Atualmente, Limeira tem 100% do esgoto coletado e tratado com alto nível de eficiência. Este trabalho ocorre em três Estações de Tratamento de Esgoto e, em 2024, evitou o equivalente a 7.576 piscinas olímpicas de esgoto fossem despejadas nos rios da cidade. “O tratamento de esgoto universalizado é um diferencial e privilégio do município de Limeira, fruto dos investimentos realizados pela concessionária e contínua responsabilidade operacional. Essa é uma conquista muito importante e que impacta diretamente no cotidiano da população, uma vez que os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são fundamentais para prevenir a contaminação e transmissão de doenças, além dos resultados ambientais”, explica Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira.
Com um índice de remoção de carga poluidora de 95%, a BRK tem contribuído diretamente para a despoluição dos corpos hídricos da região, além de promover melhorias significativas na saúde pública, na biodiversidade e na sustentabilidade local. “Esse é um marco importante não apenas para Limeira, mas também para toda a região, pois demonstra o impacto positivo que a gestão eficiente do esgotamento sanitário pode ter no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas”, complementa Leite.