BNDES aprova financiamento para compra de ônibus elétricos
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a primeira operação de financiamento com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a cidade de São Paulo. Com R$ 49,8 milhões do FGTS e R$ 45 milhões do Fundo Clima, a MobiBrasil vai adquirir 87 ônibus elétricos para atender a população da capital paulista. Em outubro, o BNDES recebeu autorização da Caixa Econômica Federal para atuar como agente financeiro do FGTS. Ao todo, o Banco terá até R$ 12 bilhões para financiar projetos de saneamento ambiental e mobilidade urbana. Nesse mês, o primeiro programa que operacionalizou o uso dos recursos do FGTS foi aprovado, o BNDES Pró-Transporte Refrota, destinado a aquisição de veículos de transporte público coletivo. “Com essa nova modalidade de financiamento, fruto da parceria do BNDES com a Caixa, vamos promover a melhoria da mobilidade urbana nas cidades brasileiras, por meio de investimentos em veículos de transporte público coletivo que contribuam para o processo de descarbonização”, explica o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Para Mercadante, a eletrificação da frota de ônibus é uma das diretrizes do governo federal uma vez que gera benefícios ao ambiente pelo fato de eliminar a emissão de CO2 e poluentes, além de promover diminuição dos impactos das mudanças climáticas e a melhoria da qualidade do ar nos centros urbanos. “Os ônibus elétricos são veículos com vida útil 50% maior do que um veículo a diesel e com custo de energia elétrica por quilômetro 70% inferior do que o custo do diesel por quilômetro”, completa.
O diretor da MobiBrasil Manoel marinho disse que o BNDES desempenha um papel crucial na transformação urbana e humana da mobilidade pública. “Esse primeiro projeto é apenas o início de uma nova era para a mobilidade no Brasil, especialmente na cidade de São Paulo, com a aquisição de ônibus elétricos”. Nos últimos anos, a frota de ônibus elétricos tem crescido significativamente, impulsionada pelo mercado chinês, responsável por 96% da frota global, de quase 580 mil ônibus. Na América Latina, há, atualmente cerca de cinco mil ônibus elétricos a bateria em operação, com destaque para Chile (2,5 mil) e Colômbia (1,6 mil). O Brasil tem 377 ônibus elétricos, numa frota total de ônibus urbanos de cerca de 107 mil unidades. No mês passado, o BNDES assinou contrato com a Prefeitura de São Paulo, no valor de R$ 2,5 bilhões para a aquisição de 1.300 ônibus elétricos de fabricação nacional. O projeto também evita a emissão 2,7 milhões tCO2eq ao longo de toda a sua vida útil (15 anos).