Cursos ajudam pessoas em vulnerabilidade social
A Iguá Saneamento tem aumentado os investimentos na formação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Somente em 2024, a companhia beneficiou 170 pessoas, promovendo qualificação técnica e estimulando a inclusão no mercado de trabalho. A empresa realizou sete cursos ao longo do ano de 2024, onde mais de 80 pessoas foram capacitadas em atividades diretamente ligadas ao saneamento, como instalação hidráulica e elétrica, manutenção de redes de esgoto sanitário. Como resultado, quase 10% dos participantes foram contratados pela Iguá ou por empresas parceiras, fortalecendo a empregabilidade e o desenvolvimento do setor. "Nosso objetivo é promover cursos que entreguem habilidades técnicas e práticas de forma efetiva, preparando os participantes para se destacarem profissionalmente. Acreditamos que investir em qualificação é uma forma de transformar realidades, ampliar oportunidades e gerar impacto positivo para as comunidades onde atuamos”, afirma a gerente de Responsabilidade e Transformação Social da Iguá, Natália Menezes.
Além das iniciativas diretamente ligadas ao saneamento, a Iguá também fomenta a geração de renda e o empreendedorismo social promovendo cursos realizados em parceria com instituições certificadoras reconhecidas, garantindo alta qualidade na formação e melhores perspectivas de empregabilidade. Entre os projetos de destaque está o ‘Elas no Saneamento’, desenvolvido pela Operação Iguá Rio em parceria com a Firjan SESI. A iniciativa capacitou 15 mulheres para atuar como instaladoras hidráulicas prediais, fortalecendo a presença feminina em um setor predominantemente masculino e proporcionando mais autonomia profissional. “Investir em formação profissional é uma estratégia essencial para impulsionar a diversidade no setor de saneamento e fortalecer uma cultura corporativa mais inclusiva e inovadora. Acreditamos que, ao oferecer capacitação de qualidade, estamos contribuindo para transformações sociais concretas e para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde atuamos”, destaca Gustavo Mansur, Diretor de Estratégia e Responsabilidade Social.
Outra iniciativa é o ‘Cozinha Sustentável’, promovido pela Operação da Iguá em Atibaia, que já impactou 773 pessoas em três anos. O programa capacita mulheres em situação de vulnerabilidade para produção de alimentos sustentáveis, fomentando a geração de renda e a economia circular. No total, as iniciativas da companhia já beneficiaram diretamente 1.036 pessoas, com 16 cursos ministrados e concluídos. Entre esses beneficiários, 263 foram capacitados em cursos de formação profissional com certificação reconhecida, 177 em atividades ligadas ao saneamento e 773 em iniciativas voltadas à geração de renda e empreendedorismo social.