Lançamento reúne mais de mil CEO’s e filantropos

02/12/2023
O Fórum representa uma mudança de paradigma no processo COP

Pela primeira vez na Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), a Presidência da COP28 dos Emirados Árabes Unidos lançou o Fórum Climático de Negócios e Filantropia COP28 reunindo mais de 1.000 CEOs e filantropos de mais de 80 países. O Fórum está sendo realizado paralelamente à Cúpula Mundial de Ação Climática. Organizado pela Presidência da COP28 e pela Iniciativa de Mercados Sustentáveis, o Fórum foi lançado no dia 30 de novembro com uma recepção de alto nível na presença de Sua Alteza Xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Presidente dos EAU, e Sua Majestade o Rei Carlos III.
O Fórum representa uma mudança de paradigma no processo COP. Com os seus pontos fortes em soluções e inovação de baixo carbono, entrega e redes globais, o setor privado investiu - e continua - a investir biliões de dólares na transição. Com o objetivo de ir além dos compromissos, o Fórum Climático de Negócios e Filantropia COP28 apresentará a entrega global indústria por indústria, juntamente com oportunidades de aceleração, replicação e escala, especialmente no Sul Global.

O Dr. Sultan Al Jabar, Presidente da COP28, disse: “Pela primeira vez numa COP da UNFCCC, e em linha com a visão dos EAU, o setor privado global tem um assento à mesa no primeiro dia da COP28. Nenhuma parte tem todas as soluções, e a COP28 deve preencher a lacuna de confiança entre Norte e Sul, Leste e Oeste, e construir uma plataforma de ação através de parcerias. Isto é o que o Fórum Climático de Negócios e Filantropia representa”. Badr Jafar, Presidente do Fórum e Representante Especial da COP28 para Negócios e Filantropia, disse: “Não há tempo a perder e não há necessidade de esperar. O Fórum Climático de Negócios e Filantropia apresenta mais de 20 ações importantes que CEOs e filantropos podem realizar agora, demonstrando maneiras acessíveis para os líderes do setor privado irem além de promessas e declarações e entrarem em ação e implementação de maneiras que sejam adequadas às suas capacidades e competências”.  Jennifer Jordan-Saifi, CEO da Iniciativa de Mercados Sustentáveis, disse: “Com base na visão de nosso fundador, o Rei Carlos III, e no impulso das cúpulas de CEOs da Iniciativa de Mercados Sustentáveis na COP26 e COP27, a declaração de propósito do Fórum Climático de Negócios e Filantropia COP28 amplifica os apelos do setor privado para estar à mesa de todas as futuras COP da UNFCCC. É hora de um modelo totalmente novo, focado na entrega no mundo real e em resultados acelerados”. 

A Iniciativa de Mercados Sustentáveis é o Parceiro Estratégico do Fórum inaugural. Outros parceiros de implementação do Fórum incluem a Corporação Financeira Internacional (IFC), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o Fórum Económico Mundial (WEF), o Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB), a Africa Finance Corporation, a Fundação Bill & Melinda Gates, Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Invest), Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) e XPRIZE. Outras organizações que participaram na recepção de 30 de Novembro e também no Fórum Climático de Negócios e Filantropia COP28 incluem: UNFCCC, Organização para a Alimentação e Agricultura, União Internacional de Telecomunicações, Organização Mundial da Saúde, Organização da Aviação Civil Internacional, Gabinete das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior, Investimento em Infra-estruturas Asiáticas Banco Mundial, Banco de Desenvolvimento do Caribe, Banco Africano de Desenvolvimento, Banco Islâmico de Desenvolvimento, Fundo Monetário Internacional e Organização Mundial do Comércio.