Milhões de brasileiros enfrentam a falta de banheiros em casa
Mais de 4 milhões de brasileiros vivem em condições precárias sem acesso a banheiros em suas residências. Essa situação reflete uma grave lacuna em saneamento básico, um direito essencial para garantir saúde e dignidade. A ausência de estruturas adequadas força famílias a recorrerem a alternativas improvisadas, expondo-as a riscos de doenças e ao contato com ambientes insalubres.
O problema é mais crítico em regiões do nordeste, onde a infraestrutura é historicamente negligenciada. Além do impacto direto na saúde pública, a falta de saneamento básico perpetua ciclos de pobreza e exclusão social, agravando desigualdades já profundas no país.
Segundo o Instituto Trata Brasil mostra que a falta de estrutura é ainda mais grave é na região Nordeste, no Maranhão — onde o problema afeta 13 a cada 100 habitantes. A falta do banheiro dentro de casa é a realidade de quatro em cada dez moradias.
“Hoje nós temos 4,4 milhões de pessoas que não possuem acesso a banheiro no nosso país. 63% dos brasileiros que não têm banheiro moram na região Nordeste", afirma a presidente do Instituto, Luana Pretto.
O governo do Maranhão disse que já entregou kits modulados para famílias do CadÚnico e que a implementação de banheiros é responsabilidade dos municípios.