Atibaia saneamento dobra tratamento na última década

28/07/2025
Desde o início da concessão, em 2013, mais de R$ 300 milhões já foram destinados à modernização das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) e coletores tronco.

A Atibaia Saneamento ampliou na última década o índice de tratamento de esgoto saltou de 40% para 81%, beneficiando 14 bairros distintos. A partir de 2024, a companhia aumentou os investimentos na ampliação do sistema. Desde o início da concessão, em 2013, mais de R$ 300 milhões já foram destinados à modernização das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) e coletores tronco. Entre as melhorias recentes está a ampliação da capacidade da ETE Estoril, que passou a contar com capacidade para tratar mais de 300 litros por segundo de resíduos líquidos. Já a ETE Caetetuba, consolidou o atendimento às regiões como Caetetuba, Jardim São Felipe, Jardim Colonial e Vila Santa Clara.

Com a expansão do serviço de esgoto, a Atibaia possibilitou que aproximadamente 11.400 pessoas passassem a ter acesso à coleta e ao encaminhamento correto dos efluentes. Também foram implantados 2.130 metros de rede e 660 metros de recalque na região do Caetetuba, otimizando o transporte dos resíduos até a estação de tratamento. “Universalizar o acesso ao saneamento é mais do que uma meta legal, é um compromisso com a saúde pública, a dignidade e o desenvolvimento sustentável de Atibaia. Cada nova obra entregue representa um avanço concreto na qualidade de vida da população e um passo importante para transformar a realidade de milhares de famílias”, afirma Mateus Banaco, diretor-geral da Atibaia Saneamento.

Com a conclusão das obras do coletor tronco Onofre, prevista ainda para 2025, bairros como Cerejeiras, Imperial e Estância Brasil passarão a contar com o devido tratamento dos efluentes. A meta da empresa é superar a marca de 90% de cobertura até o final de 2025, consolidando o caminho rumo à universalização, que prevê 100% de coleta e tratamento para a população urbana. Além da expansão da rede, a Atibaia Saneamento tem apostado em tecnologia para elevar a eficiência do sistema. Adoção de automação, telemetria e inversores de frequência nas estações reduziu em 10% o consumo de energia, otimizou recursos e fortaleceu uma operação mais inteligente, segura e sustentável.