Belo Horizonte passa a ter primeiro micro-ônibus 100% movido a GNV
Belo Horizonte passou a ter, a partir de 31 de março, o primeiro microônibus 100% movido a Gás Natural Veicular (GNV) e Biometano do estado entrará em operação assistida. O modelo Fly 10 – GV (100% GNV/Biometano) é uma iniciativa colaborativa entre Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob), a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), Volare, Agrale e Associação dos Motoristas do Transporte Suplementar de Belo Horizonte.
Essa nova opção de transporte representa uma alternativa robusta, inovadora, econômica e ambientalmente responsável, reduzindo as emissões de poluentes e garantindo maior eficiência energética.
O veículo passará por uma operação assistida entre abril e maio, onde irá operar em quatro rotas diferentes do Transporte Suplementar de Belo Horizonte, para que seja demonstrado toda a sua versatilidade, sendo: Linha S53 - Confisco/Ouro Minas, Linha S66 – Tupi/Europa, Linha S61 – Mantiqueira/ Estação Vilarinho e Linha S92 – Esplanada/ Buritis. “Belo Horizonte avança na modernização do transporte coletivo e na busca por tecnologias que tragam ao passageiro viagens mais sustentáveis e confortáveis. A Operação Assistida é um importante momento de avaliação para tomadas de decisão e acompanharemos todos os dados de operação, assim como feito nos veículos elétricos”, destaca o Superintendente de Mobilidade, Rafael Murta.
Para o presidente da Gasmig, Carlos Camargo de Colón, o gás natural representa uma solução viável e essencial para a descarbonização da mobilidade urbana. Essa alternativa não apenas reduz significativamente as emissões de carbono, mas também contribui para um ambiente mais limpo, promovendo um futuro sustentável para as cidades. “Este lançamento faz parte do compromisso da Volare com a descarbonização e uma mobilidade mais sustentável. Demonstra também os investimentos robustos que a empresa vem fazendo com o objetivo de oferecer ao mercado modelos com tecnologias que promovam eficiência na operação”, afirma Sidnei Vargas, gerente nacional de vendas da Volare. O executivo complementa que a tecnologia está disponível no Volare Fly 10 nas versões para os segmentos urbano, executivo e escolar, podendo ser expandida para outros veículos do portfólio da marca.e que interessados podem procurar a concessionária Volare mais próxima para saber mais a respeito do projeto.
A Agrale investe no desenvolvimento na tecnologia para veículos movidos a gás desde 2001, ano que iniciou o projeto do primeiro micro-ônibus movido a GNV desenvolvido e fabricado no Brasil. Segundo o diretor comercial e de marketing da empresa, Edson Ares Sixto Martins, “apesar de também dominar outras tecnologias de emissões mais limpas (híbrido, elétrico, dentre outros), acreditamos que o gás pode ser uma alternativa muito viável para um país continental como o Brasil”, finaliza.